sábado, 11 de novembro de 2017

Crianças do Centro de educação Infantil Maria Valcira participaram de visitas a trabalhadores da comunidade

A Instituição de Ensino é um local de conhecimento, mediadora dos conhecimentos teóricos e da prática. Nelas são trabalhadas muitas vivências, a fim de proporcionar a criançaum repertório para a vida. O conhecimento é mais que a lição passada em sala de aula, ele também é composto pelas experiências fora dos portões da instituição.

Pensando nisso, a direção e coordenação do Centro de Educação Infantil Maria Valcira, localizado no Povoado Chã da Imbira, realizou na ultima terça-feira (07), um passeio com as turmas de Jardins pela comunidade, onde visitaram o canavial e a casa de farinha, tendo como experiência a colheita da cana-de-açucar e a produção da farinha de mandioca.

O passeio contou com a participação de 42 crianças que durante as visitas puderam de várias formas conhecer, experimentar e explorar a comunidade em que vivem, ampliando seus conhecimentos e enriquecendo suas descobertas acerca do ambiente. 

Por meio de experiências como esta, as crianças adquirem a prática social, muito importante como formadora de opiniões consistentes, reflexivas e problematizadoras. Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas, é permitir a criança momentos de re-elaboração do saber dividido.

Durante o passeio, os alunos tiveram a oportunidade de ultrapassar o ambiente extra sala em atividade de pesquisa de campo que consequentemente desenvolve na criança seu aspecto cultural, social, afetivo, cognitivo e intelectual.

 “As nossas crianças adoraram o passeio, ao retornarem às salas, foram feitas rodas de conversas onde cada criança teve a oportunidade de relatar suas experiências e dizer o que achou daquele momento. Foi uma experiência muito significativa para nós, que fazemos parte da equipe gestora, para os professores e sobretudo para nossas crianças. Certamente, faremos outros passeios como este”, destacou  a Professora Zilene Paiva, que é Diretora do CEI Maria Valcira.
 

Nenhum comentário: