segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Membros do CAE de Campo Alegre participam de encontro técnico para conselheiros de alimentação escolar

Na última sexta-feira (10), aconteceu na Escola do Governo Municipal de Arapiraca, o I Encontro Técnico para Conselheiros/as do CAE, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Participaram do evento a Presidente do Conselho de Alimentação – CAE de Campo Alegre, Elisangela Vicente, juntamente com a Vice-presidente Lucicleide Vicente, a Secretária Executiva, Maria Nilda Silva, os membros do CAE Ádria Cristina, Alexsandra Henrique, Áurea Caetano, Cássia Maria, Cícera do Espírito Santo, Maria Edvânia e Plínio Marcos, a  Nutricionista Thâmara Roberta e a Coordenadora Municipal da Merenda, Ednilda Rezende.

O encontro teve como objetivo principal orientar os/as conselheiros/as do CAE, quanto ao exercício da função de fiscalização e acompanhamento da aplicação dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, destacando os principais pontos de atenção/problemas mais comuns e como endereçá-los.

A I palestra “Ações de Fortalecimento das Atividades do Conselho de Alimentação Escolar – CAE”, foi ministrada por Maria de Fátima, agente PNAE/FNDE que aproveitou a oportunidade para divulgar a recém-editada Cartilha de Orientação, abordando os seguintes pontos:

O que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE?
O Controle Social do PNAE: O Conselho de Alimentação Escolar – CAE;
Como acompanha a execução do PNAE;
O Parecer que o CAE encaminha ao FNDE.

Dando continuidade ao encontro, houve a II Palestra “Participação Social do PNAE”, abordado por Claudivan Costa, Secretário de Controle Externo do TCU em Alagoas e a III Palestra “Prestação de Contas, Principais Irregularidades Identificadas pela CGU” que foi ministrada por José William, Superintendente Regional da CGU/Alagoas.

É contribuindo para a formação do/a conselheiro/a, que é ator fundamental para execução com eficiência do PNAE, que O FNDE, TCU e CGU, reconhecem que mais um passo é dado rumo à garantia da alimentação escolar de qualidade para todos/as!

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE -, é uma das importantes estratégias implementadas para se assegurar não somente o direito à alimentação, mas, sobretudo o direito à educação. Afinal, quem se alimenta bem, aprende melhor.

Este programa tem como missão, contribuir para a melhoria da educação por meio de ações educativas de alimentação e nutrição e da oferta de alimentação saudável.
 

Nenhum comentário: