sábado, 18 de novembro de 2017

Escola João Fernandes Vieira Filho realizou a IV Edição do projeto interdisciplinar sobre a cultura afro-brasileira

As ações da Programação da Semana da Consciência Negra já começaram nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre. A Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho no Povoado Chã da Imbira realizou nesta sexta-feira 17, a culminância da 4ª edição do projeto “A Valorização da Cultura Afro-Brasileira e História da África na Escola”. Atendendo as Leis 10.639/03 e 11.645/08. O projeto tem como idealizador José Benedito da Silva que é professor da disciplina de história. 

A morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695 inspirou a criação do dia Nacional da Consciência Negra, data que simboliza a luta contra o racismo e em defesa da liberdade, de uma sociedade mais equitativa e de igualdade. O dia 20 de novembro ainda ecoa o Grito do Zumbi dos Palmares, por liberdade e uma sociedade livre de preconceitos, discriminações, mas justa, cidadã e solidária.

Além das apresentações culturais houve também uma explanação sobre a origem das bonecas abayomi (bonecas pretas) que foi coordenada pela professora Maria de Lourdes dos Santos que na oportunidade ofertou uma mini oficina referente a confecção das bonecas; os discentes ficaram encantados.

Os alunos apresentaram vários trabalhos com os subtemas: Palavras africanas na língua portuguesa brasileira; alguns poetas negros e plantas medicinais da África. 

O tema abordado este ano foi: As religiões de matriz africana que teve como palestrante: Alex Gomes da Silva que é presidente da ONG Casa de Caridade. As religiões de matriz africana foram incorporadas na cultura brasileira desde quando os primeiros escravizados desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores oriundos da África.

O projeto contou com a participação dos mediadores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação, docentes e demais funcionários. A instituição de ensino tem como equipe gestora/pedagógica: Sueli Roberto de Paiva Correia, Edivaldo de Medeiros Silva e Jidelma Gomes de Oliveira.
 

Nenhum comentário: