sábado, 11 de novembro de 2017

Meio ambiente: Prefeitura de Campo Alegre encerra atividades do lixão do município

A prefeitura de Campo Alegre encerrou nesta sábado (11), as atividades do lixão do município. O fechamento do lixão é um ato de grande importância para o município, para a conservação do meio ambiente e para a saúde pública. O agora antigo lixão foi encerrado com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA). 

A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo. Os resíduos produzidos pelo município passarão a ser destinados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, reduzindo, com a tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.

Durante o ato que marcou o encerramento do lixão a prefeita Pauline Pereira pediu a colaboração de todos os munícipes para fortalecer a coleta seletiva o município.

"Encerramos hoje o lixão, e iniciarmos um grande desafio que contamos com a participação de cada um dos campo-alegrenses, pois precisamos da consciência de cada um para intensificar o trabalho da coleta seletiva e fortalecer a nossa cooperativa, pois gera renda para muitas famílias, e diminuirá o custo que teremos a pagar mensalmente ao aterro sanitário", destacou Pauline.

De acordo com o secretário Municipal de Urbanismo Marco Gama, manter um lixão a céu aberto em funcionamento além de ser proibido por Lei Federal e ser um crime ambiental grave, também se trata de um problema de saúde pública.

A ação que marcou o encerramento das atividades no lixão contou com as presenças de vereadores, secretários municipais e dos cooperados da Cooperativa dos catadores de materiais reciclados de Campo Alegre – COOPECMARCA.
 
 

Nenhum comentário: