quinta-feira, 27 de setembro de 2018

SEMED promove formação para professores dos 6º aos 9º anos em Educação especial e inclusiva

Com o objetivo de refletir sobre a valorização da inclusão do educando com deficiência na sala regular de Ensino, nesta segunda feira (24) no prédio do LEA, foi realizada a formação em Educação Especial e Inclusiva para dezenove professores(as) do 6º ao 9º anos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

A formação foi organizada em dois  momentos com os temas: Incluir e valorizar a pessoa com deficiência na sala de aula regular e a  mobilização do Setembro Azul – “Mês dos Surdos”.

No primeiro momento a formadora apresentou como identificar um educando com possível sintoma de deficiência Intelectual, destacando que a maioria delas são descobertas na sala de aula pelo(a) professor(a),  e enfatizou  que precisamos ter um olhar especial  em relação ao estilo de aprendizagem de cada educando com deficiência, independente de ser visual, auditiva ou sinestésica.

Para poder atender a essas necessidades é necessário desenvolver diferentes estratégias de ensino aprendizagem de forma a proporcionar ao educando uma melhor interação, participação e desenvolvimento deste, nas atividades propostas, possibilitando-lhe o acesso ao conhecimento.

A formadora reforçou que não poderia deixar de destacar no segundo momento o Setembro Azul, que é comemorado o “Mês dos Surdos” e na oportunidade apresentou aos professores (as), o alfabeto em Libras e convidou a todos à praticar. Em seguida entregou uma mensagem em Libras –Língua Brasileira de Sinais (nossa segunda Língua Nacional) para ser feita a tradução, depois em um texto coletivo, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer o que tinha traduzido.

A técnica da Educação Especial e Inclusiva, Gilvânia da Paz, frisou a importância do professor(a) procurar conhecer melhor o(a) aluno(a) com deficiência para poder assim traçar um plano de trabalho que possa atender suas necessidades. Destacou também que todos precisam garantir que a prática da inclusão de fato aconteça na sala de aula e na Escola como um todo.

A Secretaria de Educação agradece o investimento feito pela Gestora Pauline Pereira para que a Educação Especial e Inclusiva  onde a mesma  tenha um funcionamento adequado e assim atender a todos os educandos com deficiência no município.
 

Nenhum comentário: