segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Campo Alegre realizou a IV Semana do bebê com o tema Cuidando da Família e do Bebê

Foi realizada no período de 27 e 31 de agosto a IV Semana do Bebê de Campo Alegre, com o tema Cuidando da Família e do Bebê. O tema foi escolhido partindo do entendimento que o cuidado com a família influencia positivamente no desenvolvimento da criança. Foram 05 dias de ações voltadas para gestantes, pais e responsáveis familiares e crianças de 0 a 6 anos, que aconteceram nos Centros de Educação infantil, Unidades Básicas de Saúde, CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos na Sede do município, Distrito Luziápolis e povoados. 

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na Primeira Infância. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e acontece em diversos municípios do país há quase 20 anos. Tem como principal objetivo incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde e com isso melhorar os serviços oferecidos, assegurando a atenção adequada a crianças de até 6 anos. 

Em Campo Alegre a Semana do bebê vem se destacando desde sua 1ª edição em 2015. Esse ano, já regida pela Lei Municipal 836/2017 a Semana do bebê ofertou a população Palestras, oficinas de Shantala, Book fotográfico, Hidroterapia, rodas de conversas, capacitação para profissionais dos Centros de educação infantil, visita a maternidade, entre outras ações. As atividades buscaram fortalecer os laços familiares e o cuidado com a saúde de bebês e familiares.

A Semana foi encerrada com o Projeto coração de Estudante no Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira, onde foram atendidas aproximadamente 570 crianças  dos centros infantis de Luziápolis, com o objetivo de identificar precocemente doenças de cardiopatia congênita em crianças de 02 a 06 anos de idade. Além dos atendimentos às crianças, o projeto contou com a palestra do Pediatra Claudio Soriano sobre prevenção à doença e noções de primeiros socorros aos pais e professores e contou com a colaboração de demais médicos, residentes e estudantes de medicina do Hospital do Coração de Alagoas.

No período da tarde, o encerramento da Semana do bebê  aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e foi marcada pela entrega simbólica da Chave da cidade a bebê Prefeita Cinthia Manuela,  ela  recebeu este título por ter sido a primeira criança a nascer na cidade  no mês de agosto  de parto natural na Unidade Mista Senador Arnon de Melo e por sua mãe ter realizado todo o pré-natal no município.

A chave foi repassada pela  bebê prefeita 2017 Julia Maria e pela Prefeita Pauline Pereira. Esse ato busca chamar a atenção da sociedade para os cuidados que se deve ter com o bebê nos primeiros mil dias de nascido.

A IV Semana do Bebê foi coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Direito à Cidadania e Mulher, Juventude e Idoso, com apoio da Câmara de Vereadores, CMDCA e demais parceiros.

 
 
 

Nenhum comentário: