domingo, 2 de setembro de 2018

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam do 10º concurso de desenho e redação da CGU

Todos os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre participaram da realização de mais uma edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU, o qual é promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – CGU.

O objetivo central deste Concurso é despertar nos/as estudantes o interesse por temas relativos ao controle social, à ética e à cidadania, através do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais.

O concurso foi direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e as inscrições tiveram início no dia 02 de abril e encerram-se na sexta-feira (31). O tema para este ano é SER HONESTO É LEGAL, assunto de extrema relevância para a formação da personalidade e do caráter do indivíduo e para a vida em sociedade.

O concurso foi organizado da seguinte forma: nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorreram com trabalhos do tipo "Desenho". Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) os estudantes participaram com trabalhos do tipo “Redação”. E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas concorreram com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”.

No decorrer do período de inscrições para o 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU, os professores desenvolveram inúmeras atividades e debates contemplando temas voltados a conscientização e a disseminação dos valores e princípios próprios à condição do ser humano, com ênfase na honestidade, estimulando os/as estudantes a refletirem sobre a importância da valorização da integridade, do desenvolvimento de atitudes honestas e dos valores éticos.

Após serem realizadas as abordagens, os estudantes produziram trabalhos que foram feitos em um formulário padrão e realizada a seleção da melhor produção por categoria para serem inscritos e concorrer nesta edição, totalizando 51 da categoria desenho e 22  da categoria redação, incluindo 03 redações da EJA.

As escolas participantes são: João Paulo II, Helenilda Correia, Zenóbia Ferreira, Miguel Matias, Vereador João Rogério, Monsenhor Hildebrando, Rui Palmeira, Elita Tenório, Maria Lourinete Porto, João Fernandes Vieira Filho, Olival Tenório, Cicero Salustiano, Cicero Mizael, Menino Jesus, Pedro de Oliveira e Felizardo Souza Lima.

Os alunos autores bem como os professores orientadores dos três melhores trabalhos em cada categoria receberão tablet e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU, e as três escolas autoras das melhores estratégias de mobilização e prática pedagógica receberão notebook e certificado de premiação.

O resultado do concurso será divulgado no Diário Oficial da União e no site Portalzinho da CGU até o dia 30 de novembro de 2018.
 

Nenhum comentário: