terça-feira, 18 de setembro de 2018

SEMED apresenta cartilha aprendendo sobre diversidade durante as formações para professores

Com o objetivo de trazer indagações acerca de como lidar pedagogicamente com a diversidade tanto no Currículo quanto nas práticas educacionais nas instituições de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou no período de 17 de agosto a 12 de setembro, no prédio do Laboratório de Aprendizagem - LEA, formação para os professores das disciplinas complementares e professores/as da EJA,  com o tema Currículo e Diversidade. 

As formações foram ministradas pela professora Marice Rocha que é a técnica responsável pelo Núcleo da Diversidade na SEMED e teve a participação destes professores que lecionam as disciplinas de História, Ensino Religioso e Sociedade e Cultura e das 1ª, 2ª e 3ª etapas de todas as instituições de ensino que atendem o ensino fundamental (anos iniciais) e EJA.

Inicialmente foi questionado o que os professores compreendem acerca desta questão, sendo expressa as variadas ideias e posicionamentos. Posteriormente, foram explanados conceitos relativos a Diversidade, trazendo a reflexão e compreensão que as diferenças ultrapassam as características biológicas e perpassam pela construção histórica, cultural e social.

Foi ressaltado sobretudo que o planejamento, as atividades e ações previstas dentro do ambiente escolar precisam contemplar o diálogo com a diversidade, e, tal garantia está elencada em documentos e orientações legais para educação, a exemplo das Leis 10.639/2003, Lei nº 11.645/2008, Lei nº 11.340/2006, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, entre outros, que convergem para que nas instituições de ensino seja espaço de discussão para a superação do racismo, preconceito e discriminações, proposição para igualdade de gênero e tolerância religiosa, de modo a construir uma cultura de paz e o bem coletivo.

Posteriormente, houve a apresentação da Cartilha “Aprendendo sobre Diversidade” que é resultado do convênio N° 058/2014, firmado entre a Secretaria de Politicas para as Mulheres e a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, cuja finalidade é ser utilizada como subsídio pedagógico para o trabalho em sala de aula, de modo a garantir uma educação inclusiva nos espaços escolares.

 A Cartilha “Aprendendo sobre Diversidade” é um subsídio didático-pedagógico, em que vários conceitos são contemplados, tais como: Cultura, diversidade humana, relações étnicos raciais, preconceito, racismo, Lei Maria da Penha, além de apresentar tópicos conceituais, traz também informações, curiosidades e dados acerca da violência contra a mulher, comunidades quilombolas e indígenas em Alagoas. Elenca ainda, as políticas públicas, leis e mecanismos que foram criados para atender e garantir tais questões.

“O currículo bem como o fazer pedagógico das instituições de ensino precisam dialogar no sentido de valorização da diversidade humana, no intuito de fomentar a inclusão e o respeito coletivo nesse mundo tão diverso, e a cartilha é um importante subsídio e ferramenta de conhecimento para professores/as e estudantes”, destacou a Professora Marice Rocha.

Após as formações, os/as professores/as começaram a utilizar as cartilhas em sala de aula, conhecendo e debatendo temas de forma dinamizada e atrativa, pois esta apresenta as abordagens de forma dialogada e explicativa tornando-se interessante. Ao tempo que foram feitas as leituras, explanadas e realizadas as discussões sobre os textos elencados na cartilha, realizaram-se produções, pesquisas e atividades pelos/as estudantes.

Para Lúcia Costa, professora das disciplinas complementares e da EJA, “trabalhar a cartilha sobre diversidade foi levar os alunos a ter uma visão ampla do que significa diversidade, pois a importância maior do tema é entender que não importa a diferença, o que prevalece é o respeito entre essas diferenças”.
 

Nenhum comentário: