quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Alunos da Escola Hildebrando Guimarães assistem palestra sobre Prevenção às Drogas ministrada pela Polícia Federal

A prevenção do uso de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.

Trabalhar formas de prevenção nas instituições de ensino ao se tratar de assunto relacionado às drogas (licitas/ilícitas) de uma maneira que venha a contribuir com informações necessárias a ser passadas para os discentes, instituição e sociedade é uma forma de sensibilizá-los, mostrando que a prevenção é o caminho necessário para se coibir o uso/consumo de drogas.

A escola tem o papel de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas se o assunto lhe é questionado e de refletir se com isso afetará ou não a vida de outras pessoas. Sendo assim, é essencial que a escola trabalhe essa temática.

Nessa perspectiva a Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães realizou no dia 05 de setembro através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso e Secretaria Municipal de Assistência Social uma palestra de Prevenção às Drogas que teve como palestrante o especialista em dependência química, Keginaldo Paiva que é Psicólogo e Coordenador da Campanha de Prevenção às Drogas da Polícia Federal. Pais, estudantes, professores e equipe gestora da instituição de ensino participaram do momento.  

É importante salientar que o consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social; está presente em todos os lugares e realidades há muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente a desestrutura familiar e a vulnerabilidade que esses jovens se encontram no contexto  social. Ressaltamos ainda a respeito da competência e o cuidado que a pessoa deve ter em informar a determinado público sobre esse assunto tão polêmico.
 

Nenhum comentário: