quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Professores e coordenadores participam do intercâmbio de educação do campo em Arapiraca

Na sexta-feira (31), os professores responsáveis pelo Projeto Cisterna nas Escolas e os coordenadores das instituições de ensino, acompanhados da coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Professora Gilvanice da Silva, participaram de um intercâmbio de Educação do Campo promovido pela Rede de Educação Contextualizada para o Agreste e Semiárido – RECASA, conduzido por Cristianlex Soares, coordenadora da RECASA.

O objetivo do intercâmbio foi conhecer o Centro de Apoio às Escolas do Campo Adalberto Saturnino de Almeida, localizado na comunidade Batingas, em Arapiraca, que está sob a responsabilidade de Maria Miranda e tem por objetivo dar suporte as escolas que queiram adotar a metodologia de educação contextualizada  e a Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, localizada no povoado Gruta D’água, zona rural de Arapiraca, que tem como foco principal projetos ambientais, voltados a sustentabilidade, desempenhando um excelente papel no âmbito da Educação Contextualizada, sendo, hoje, referência nacional.

Durante o intercâmbio, a Professora Ednalva Pinheiro, Diretora da Escola Benjamim Felisberto, em seu relato de experiência, explicou o passo a passo para inserir a educação contextualizada na escola, desde a idealização a concretização e a inserção no Projeto Político Pedagógico (PPP). 

O momento  proporcionou aos participantes conhecer na prática tudo o que lhes foram transmitido nas Formações de Educação Contextualizada, por meio do Projeto Cisterna nas Escolas.

 “Para o sucesso da educação contextualizada é necessário o envolvimento dos alunos em todas as etapas do processo, o que favorece o aprendizado. A ideia é aliar teoria e prática, por meio de um trabalho de educação contextualizada, tendo as ações acontecendo na própria escola”, destaca a coordenadora do NEA, Professora Gilvanice da Silva.

Nenhum comentário: