quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Secretaria de educação promove formação para os monitores das hortas escolares

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre tem investido em diversos projetos ambientais, a exemplo das Hortas Escolares nas Escolas Públicas Municipais. Elas aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que crianças e adolescentes criem hábitos saudáveis, sustentáveis e ecologicamente corretos e ao mesmo tempo, praticam a inclusão social através da oportunidade oferecida aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que realizam o seu monitoramento.

Nesta perspectiva, o Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Educação – SEMED sentiu a necessidade de oferecer uma formação para esse público, aliando o conhecimento prévio ao conhecimento teórico e prático.

A formação aconteceu na tarde desta sexta-feira (21) com o objetivo de orientá-los quanto à implantação e manutenção das hortas, bem como da importância destas para as escolas do município.

Para isso, contamos com a colaboração do Mário Jorge, agrônomo da EMATER que ministrou uma palestra, abordando o tema “Cuidados com a horta”, dando ênfase a preparação do solo, confecção adequada de canteiros, plantio e cuidados com as hortaliças, além de apresentar diversas receitas naturais/caseiras para nutrir o solo e combater pragas como formiga, pulgão (Dactynotus sonchi), mosca branca (Bemisia tabaci), ácaro rajado (Tetranychus urticae), traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) dentre outros.

A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos por crianças e adolescentes, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar é de grande importância para o meio ambiente.

Nenhum comentário: