terça-feira, 27 de junho de 2017

Técnicas da assistência social e direito à cidadania participam de aula inaugural do programa CapacitaSUAS

Nesta segunda-feira 26 de junho, técnicas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania de Campo Alegre estiveram no Auditório Nabuco Lopes, na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, para prestigiar aula inaugural do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS.

O CapacitaSUAS tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social, que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, éticos e comprometidos com o exercício profissional.

O CapacitaSUAS irá ofertar oito cursos, com duração de 40h cada. Nessa primeira etapa, nos meses de julho, agosto e setembro, irá ofertar os seguintes cursos: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS; Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e Estratégias de Enfrentamento à Pobreza; Atualização em Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS. O primeiro iniciando – se a partir do dia 03 de julho do corrente ano.

Os custos para manutenção dos cursos ficam por parte da Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas – SEADES, bem como, os municípios devem garantir o deslocamento de seus servidores durante os dias dos cursos. A UFAL será a instituição de ensino responsável pela execução.

Durante solenidade, o Secretario de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, Fernando Pereira, destacou o empenho que essa pasta tem tido, desde que a assumiu, para fazer com que o CapacitaSUAS pudesse acontecer, sendo essa uma de suas prioridades enquanto secretario. 

“Precisamos valorizar este momento de grande avanço na política de assistência social em Alagoas, conquistado pelo atual governador do Estado, Renan Filho, a quem eu agradeço pelo apoio e o incentivo. Enxergo no programa um momento de crescimento no Suas, melhorando assim o atendimento aos alagoanos em cada uma das regiões do nosso Estado”, disse Pereira.

Já a magnífica reitora Valéria Correia, reitera a importância da educação permanente para a formação profissional e ainda acrescente que os municípios só tem a ganhar investindo na formação de seus técnicos, isso porque, através do conhecimento as políticas públicas são cada vez mais fortalecidas e o direito dos usuários da Assistência Social são garantidos.

“Estou muito feliz que o CapacitaSUAS inicie suas atividades e objetivo que todos os técnicos da SMASDC que queiram, possam ter a oportunidade de participar dos cursos. A educação permanente é fundamental para garantir ao profissional os aparatos para uma prática qualificada. Nosso objetivo é melhorar cada dia mais a prestação dos serviços socioassistenciais”, disse a Secretária de Assistência Social Isys Roberta.
 

Nenhum comentário: