quarta-feira, 14 de junho de 2017

Equipe do Cadastro Único intensifica busca ativa por famílias com cadastros desatualizados

A Equipe do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do município de Campo Alegre e Distrito de Luziápolis nos últimos dias tem intensificado as ações de Busca Ativa por famílias com Cadastros desatualizados.

De acordo com a gestão do Cadastro, o município de Campo Alegre conta com 10.440 cadastros únicos para Programas Sociais. Destes, alguns se encontra desatualizados fazem mais de 02 anos.

Desde o inicio do ano a equipe do Cadastro Único do município de Campo Alegre está realizando visitas domiciliares visando o acesso das famílias a diversos programas que só serão concedidos aos mesmos se a atualização cadastral estiver em dia.

O Cadastro Único é uma ferramenta que permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias, possibilitando o acesso aos Programas de Transferência de Renda, estaduais e municipais. Este cadastro deve ser atualizado a cada dois anos. 

O Cadúnico possibilita o acesso à tarifa social de energia, Programas de Transferência de Renda, Programa Minha Casa, Minha Vida, cartão idoso para transporte interestadual; isenção da taxa de concurso público, cursos do Pronatec, Benefício de Prestação Continuada Idoso e Pessoa com Deficiência e redução da contribuição do INSS para pessoas do lar, entre outros.

O cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais.

Condicionalidades

A equipe do cadastro único em parceria com a Secretaria de saúde está realizado durante todo este mês de junho na sede do programa na cidade e na sub-sede do cadastro único no distrito Luziápolis o acompanhamento das condicionalidades da saúde atendendo famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família que tem como compromisso este acompanhamento para receber o programa.

A ação tem como objetivo verificar e informa os dados nutricionais de crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos, gestantes e calendário de vacina, garantindo assim o a cesso á política de saúde garantida pelo governo federal.

Nenhum comentário: