quarta-feira, 14 de junho de 2017

Secretarias municipais de Campo Alegre realizaram ações do Projeto Junho Sustentável com escolas municipais

As Ações em prol do meio ambiente são realizadas durante todo o ano em Campo Alegre

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre (SEMED) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou pela primeira fez no município, o Junho sustentável, no qual tem como objetivo desenvolver ações junto às Escolas da Rede Municipal de Ensino, conscientizando sobre a preservação dos recursos naturais, exigindo da comunidade escolar uma nova postura em relação ao seu modo de ser, ver, viver, e relacionar-se com o ambiente do qual ele é parte integrada.

Nesta terça-feira 13 de junho, foi realizada a culminância da 2ª Semana do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva João Dantas, através da segunda gincana envolvendo educandos dos 6ºs aos 9ºs anos do ensino fundamental de 04 (quatro) escolas do município: Escola Monsenhor Hildebrando Guimarães, Escola Professora Zenóbia Ferreira, Escola João Fernandes Vieira Filho e Escola Pedro de Oliveira.

Os estudantes destas escolas participaram de forma dinâmica e empolgante, que aguçou e demonstrou o pleno interesse, a criatividade dos alunos e seus respectivos professores, durante a exibição de Paródias, Fantasias, Cantinhos sustentáveis na escola e com a arrecadação de inúmeros materiais recicláveis. Os materiais arrecadados foram destinados à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – CoopecMarca.

O evento teve como tema: ‘’Evoluam, Repensem seus Hábitos’’, que tem como objetivo Promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva, com foco nos 3 R (reduzir, reutilizar e reciclar), sensibilizando, de maneira prática e dinâmica, educandos e profissionais da educação do município de  Campo Alegre, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção do lixo, proporcionando, ainda, a melhoria das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

É necessário desenvolver ações voltadas a família e a escola, por serem os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.

Além de instrutiva, a gincana também se realizou de modo bastante divertido e competitivo, premiando as duas Primeiras colocadas. Todas receberam troféus pela participação e as 1º e 2 º colocação também receberam um Passeio Ecológico onde poderão Entender um pouco mais sobre o que é a educação ambiental como também adquirir maiores conhecimentos sobre o Meio ambiente e sua devida proteção.

A classificação, após realização das provas previamente avisadas ficou assim:

1º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho
2º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira da Silva
3º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro de Oliveira Santos   
4º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães.

A SEMED vem cada vez mais firmando seu compromisso com a educação ambiental, através dos técnicos responsáveis e em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
 

Nenhum comentário: