sexta-feira, 22 de abril de 2016

Campo Alegre terá quatro representantes na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Adolescente Thiago Santos representará os jovens do município na conferência
A representação campo-alegrense irá a Brasília neste domingo 24. A conferência foca fortalecimento dos conselhos

O fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente será o principal tema em debate na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nos últimos anos, o Brasil avançou em relação a esse tema. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98,4% dos municípios brasileiros contavam, em 2014, com Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. Essas estruturas também estão presentes nos estados e no Distrito Federal, além do trabalho desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Criados a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos são formados por representantes governamentais e da sociedade civil. Atuam na implementação das políticas públicas voltadas a esse segmento da população e são responsáveis pela gestão dos fundos da criança e do adolescente, que financiam projetos e ações de atendimento à infância e à adolescência no país.

A conferência traz como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, e reunirá 1187 delegados, convidados e observadores. O evento tem por objetivo consolidar as iniciativas em torno da execução dos planos e políticas já existentes, estabelecer e integrar políticas ao planejamento público em uma perspectiva de dez anos.

Durante os três dias de evento, de 24 a 27 de abril, os representantes vão deliberar estratégias de ações em torno de nove eixos definidos pelo Conanda.

O município de Campo Alegre terá quatro representantes na conferência, são eles: Hélio Viera Temóteo (Conselho Tutelar), Monica da Silva Gomes (Conselho Municipal de Educação), José Ednaldo Cavalcante (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Thiago Santos (Representante dos adolescentes do município). Os 04 participantes de Campo Alegre integram a delegação alagoana que levará a Brasília 12 crianças/adolescentes e 23 adultos integrantes do governo e da sociedade civil organizada.

Nos preparativos para a Nacional, o município de Campo Alegre realizou em 2015 a primeira Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário: