terça-feira, 26 de abril de 2016

Ações marcam o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial em Campo Alegre

Nesta terça 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou algumas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial com eventos realizados na Academia de Saúde, Unidade Básica de Saúde do Povoado Belo Horizonte e na Praça Central da cidade. 

A Equipe da Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo em parceria com a Academia de Saúde, realizou pelo terceiro ano consecutivo ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Foram realizadas palestras pelos profissionais enfermeiros, médica e cirurgião dentista, que tiveram como temas: Importância da prevenção da hipertensão arterial e Comer bem para viver melhor. Após as palestras foram realizadas atividades físicas orientadas pelo educador físico da Academia da Saúde.

Na Unidade Básica Rosalvo Ivo no Povoado Belo Horizonte - PSF 17, foram realizadas diversas ações como o ciclo de palestras, sorteio de brindes para os usuários convidados e a participação da Orquestra Filarmônica Emeriato Pereira para recepcionar os convidados.

As palestras foram ministradas pela psicóloga com o tema “como conviver com a hipertensão”, e pela nutricionista da unidade que abordou sobre alimentação saudável e pelo educador físico sobre a importância da atividade física na prevenção e tratamento da hipertensão.

Já na Praça Central a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Promoção à Saúde, com o apoio da Equipe da Unidade Básica de Saúde José Egídio realizou outro evento no qual foi ofertado, aos campo-alegrenses que se encontravam na Praça Central e em suas proximidades, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações de como prevenir e tratar a hipertensão.

Essa ação teve como objetivo alertar as pessoas quanto ao risco da hipertensão como doença não tratada e abordar pessoas que não sentem nada, mas estão com a hipertensão arterial, sendo esta em sua grande maioria uma doença silenciosa, que não provoca sintomas.

O evento foi de grande importância para conscientizar o grupo das mudanças dos hábitos em busca de uma vida mais saudável.

Hipertensão

A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico da hipertensão ou pressão alta. A melhor maneira de descobrir é aferindo a pressão com regularidade. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite normal. Considera-se que uma pessoa é hipertensa se os níveis da pressão arterial forem iguais ou superiores a 14 por 9. Nos casos de hipertensão leve, mudanças no estilo de vida – emagrecer e praticar atividades físicas, podem contornar o problema.

Cuidados e tratamento

Quando a pressão arterial atinge valores acima de 14 por 9 (140 por 90 mmHg), considera-se que a pessoa está com a pressão alta. Se a hipertensão não for controlada e acompanhada por médicos, pode comprometer o bom funcionamento de órgãos, causar o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto no miocárdio.




Nenhum comentário: