sexta-feira, 30 de março de 2018

Unidade de Acolhimento Infantojuvenil recebe visita da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca

No ultimo dia 22, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Luiz Mariano Neto, localizada no distrito Luziápolis, Campo Alegre - AL, recebeu a visita da Equipe da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca. A visita contou com as presenças das profissionais Edna Verissimo dos Santos Aniceto, Coordenadora e Cledja Maria Rocha de Almeida, Apoiadora.

A visita se deu em razão de colher as vivencias positivas da Unidade, para utilização, nas futuras implantações em Arapiraca e Região do Agreste Alagoano. Dentre as várias informações, destaque para o funcionamento, rotinas de atividades, desafios entre outras vivencias relacionadas ao serviço por aquela Unidade desenvolvido.

Única no estado de Alagoas, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAi) de Campo Alegre, foi implantada no município em 2015, resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Alegre que é administrada pela prefeita Pauline Pereira com o Governo Federal e desde então vem ganhando destaque no segmento, atuando brilhantemente no desenvolvimento das atribuições preconizadas pela Portaria 121 de janeiro de 2012 do Ministério da Saúde, portaria esta que institui as Unidade de Acolhimento.
 
A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 12 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Acolhe e oferece cuidados contínuos e de proteção para até 10 crianças e adolescentes, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A permanência no serviço é de caráter voluntário. A UAi deve garantir os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social para os usuários por até 6 meses, oferecendo a este público e seus familiares tempo e oportunidade para construir novos projetos de vida. 

A UAi atende os municípios da 5ª região de saúde em Alagoas, que compreende as cidades de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, Anadia, Boca da Mata, Roteiro e São Miguel dos Campos. 

O destaque da Unidade de Campo Alegre é reflexo do comprometimento do Governo Municipal, Secretaria de Saúde, com a prioridade na recuperação das crianças e adolescentes envolvidas com drogas. Tal reconhecimento, com propriedade, vem para coroar a atuação de uma equipe multidisciplinar de 21 servidores que atuam de forma dinâmica, ágil e contundente sob o comando de sua Coordenadora a Psicóloga Ana Adélia Melo Rocha.
 

Um comentário:

Unknown disse...

A dedicação de profissionais como a psicóloga Ana Adélia Melo Rocha faz toda a diferença na vida dessas crianças e adolescentes, trabalho reconhecido e incentivado pela Prefeita, o que colocou a cidade como referência no assunto ! Parabéns à equipe!!