sábado, 24 de março de 2018

Prefeitura de Campo Alegre realiza palestra em alusão ao dia internacional da síndrome de Down

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre, por meio das Secretarias municipais de Educação e Saúde, realizou nos dias 21 e 22 de março, palestras em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado neste dia 21, com o intuito de valorizar ainda mais as pessoas com deficiência e mostrar que as mesmas são capazes de ter uma vida normal.

No dia 21, a palestra aconteceu no distrito Luziápolis, com a presença dos profissionais de apoio (cuidadores), professoras das salas de recurso professores e pais de educandos com Síndrome de Down. 

Já dia 22 o encontro aconteceu no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, para um público formado por pais de alunos, professoras das salas de recurso, professores das salas regulares e profissionais de apoio (cuidadoras), técnicos da Diretoria de Ensino - SEMED, Presidente do Conselho Municipal das pessoas com Deficiência Ramilson Alexandre, diretora da Casa Lar - Taynara Caroline e o Conselheiro do Conselho Tutelar Weverton Oliveira.

A Palestra que abordou o Tema: “Síndrome de Donw: O que è?” foi organizada pelo Centro Educacional Especializado – CMAEE e ministrada pela técnica da SEMED, Professora Gilvânia da Paz, responsável pela Educação Especial e Inclusiva no município.

Durante sua explanação, Gilvânia da Paz destacou que a data pretende chamar a atenção dos poucos informados sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. “Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos reflitam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Então, devem ser evitados os “rótulos” provocados por expressões do tipo “Ah, como ‘os Downs” são carinhosos!” ou “Eles são todos tão teimosos!”, frisou a técnica.

Em respeito à individualidade de qualquer ser humano, esse tipo de generalização não deve ser aplicada a nenhum grupo, por melhor que seja a intenção de quem o faz.

O Dia Internacional da Síndrome de Down tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pela igualdade de direitos e inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade.

“A equipe do CMAEE ficou muito feliz com o resultado da palestra, os pais de alunos, professores e cuidadores ouviram atentamente cada palavra proferida durante o evento e sem deixar de falar dos nossos alunos/pacientes com síndrome de down, que tiveram participação especial com uma apresentação cultural e foram homenageados pelas professoras do AEE da Escola Felizardo Souza Lima, afinal, o dia foi dedicado especialmente a eles”, destacou a diretora, Izabela Correia.
 

Nenhum comentário: