terça-feira, 20 de março de 2018

Biblioteca Municipal de Campo Alegre será beneficiada com o Programa Conecta Biblioteca

Além de Campo Alegre o programa contemplou bibliotecas de mais quatro municípios alagoanas 

A Biblioteca Municipal Padre Júlio de Albuquerque em Campo Alegre, e outras bibliotecas de Quebrangulo, Coruripe, Santana de Ipanema e Lagoa da Canoa estão entre as dezenas de bibliotecas públicas de todo o Brasil selecionadas pelo programa Conecta Biblioteca.

O resultado é fruto do trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, que visa apoiar e orientar os gestores quanto a dinâmica do equipamento público.

No período de seleção, Alagoas dispunha de quatro vagas para participar do programa. Com seis municípios inscritos, mais uma vaga foi disponibilizada para o Estado. 

“É uma grande oportunidade para Alagoas. Essa conquista mostra o eficiente trabalho que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas vem realizando em todo o Estado, fazendo com que mais bibliotecas sejam incentivadas a contribuir com a igualdade social, por meio da literatura”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Os municípios agora fazem parte de uma grande rede de aprendizado e troca de experiências, que terá apoio para a sustentabilidade de suas iniciativas.

A Biblioteca Municipal de Campo Alegre é administrada pela parceria entre Secretaria de Cultura e Secretaria Municipal de educação.
Conecta Biblioteca

Iniciativa da ONG Recode e da Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, o Conecta Biblioteca tem o intuito de incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas. A ideia principal é aproveitar melhor os recursos tecnológicos dos espaços para a promoção de conhecimento e geração de oportunidades, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade. 

O programa oferece aos bibliotecários e profissionais desses espaços uma capacitação de dois anos, com módulos presenciais e a distância, em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

Nenhum comentário: