sexta-feira, 2 de março de 2018

CRAS de Campo Alegre inicia atividades de mais um Grupo de Gestantes e Grávidos

Na ultima segunda-feira (26), teve início às atividades de mais um grupo de convivência de gestantes do CRAS de Campo Alegre. As gestantes foram recepcionadas na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Na oportunidade a oficineira Luciene realizou a dinâmica da troca de caixa de chocolate, exaltando o que ela espera das participantes, como também foi realizada uma dinâmica de apresentação entre as presentes, momento em que foi possível conhecer seus nomes, período gestacional e expectativas sobre o grupo. 

O grupo de gestantes tem duração de 03 meses, onde se realizam atividades como confecção de enxoval, assegura benefícios eventuais (enxoval e cestas básicas) a todas as gestantes do grupo. Além disso, são acompanhadas por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesse período, as gestantes também fazem uma visita à maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo. 

No dia seguinte, terça-feira (27), aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Grávidos que é composto pelas gestantes e suas famílias. O encontro aconteceu no CESCA e teve como tema "As transformações da gravidez (físicas, sociais, as alterações de papéis, de estilo de vida, de relações e de sentimentos)".

Na oportunidade foram exibidos trechos do documentário "O começo da vida (2016)" em que remete a importância da criação dos filhos pelos pais e mães de maneira compartilhada. Logo após, em uma discussão mediada pela Psicóloga do CRAS, Danielle Tavares e pela Coordenadora do CRAS, Ingridd Gomes, foram debatidos tabus que remetem a criação dos filhos.

No final do encontro, para abrilhantar e emocionar ainda mais, teve a participação de Juliana e Marcelo, que interpretaram a canção "9 meses". 

O objetivo do Grupo de Grávidos consiste na socialização de conhecimentos, vivências e experiências sobre o período gestacional, possibilitando a segurança adequada à gestante, envolvendo todos os responsáveis no processo de nascimento do bebê.

Nenhum comentário: