quinta-feira, 1 de março de 2018

Escolas da rede municipal de ensino de Campo Alegre recebem atividades do projeto “Luz do saber”

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre está conscientizando estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino sobre o consumo de energia elétrica por meio do Projeto Luz do Saber, desenvolvido pela Eletrobrás. 

Este primeiro momento do projeto é o de visitação e conscientização aos estudantes e professores que acontece no período de 26 de fevereiro a 16 de março. O município foi contemplado com três semanas através da Unidade Móvel do Projeto Luz do Saber, montada em pontos estratégicos para melhor atender ao público estudantil.

A princípio, o projeto atenderia 08 (oito) escolas no município de Campo Alegre, mas pela receptividade e envolvimento, o Gerente Allan Ribeiro comunicou que este número seria progressivamente ampliado para 16, ou seja, mais 08 (oito) escolas contempladas.

As atividades envolvem em média 3.629 alunos em aulas dinâmicas e práticas sobre o uso consciente da energia. Os estudantes estão entusiasmados, participativos e atentos a cada fala do monitor.

A unidade móvel está equipada com recursos audiovisuais, infraestrutura para acomodar confortavelmente os alunos e professores e até uma casa que simula o consumo de energia de acordo com o uso de determinados equipamentos elétricos. Tudo para repassar os ensinamentos de maneira dinâmica e interativa.

Durante o momento de conscientização, o técnico da Eletrobrás mostra aos estudantes como funciona a geração, distribuição e consumo da energia elétrica. Girando manivelas, os alunos ainda podem fazer experimentos com lâmpadas incandescentes e de LED para saber qual precisava de mais força elétrica para acender, além de dinâmicas com condutores elétricos e medição da energia corporal.

A apresentação conta com um rico material didático e tem duração aproximada de 40 minutos. Por vez, podem participar até 35 estudantes em cada sessão na unidade móvel. Maquetes interativas, experiências com eletromagnetismo e até a geração de energia pelo giro de uma manivela ajudam a entender o caminho que a energia percorre até chegar à casa dos consumidores. Os riscos que o mau uso pode trazer e como economizar na hora de usar os eletrodomésticos também são assuntos expostos durante as apresentações.

De acordo com o capacitador pedagógico do Projeto Luz do Saber, Jailton Santos, os alunos precisam aprender a economizar energia para se tornarem multiplicadores desse conhecimento.

 “Nós ajudamos os alunos entenderem a importância da energia e como ela é gerada. Eles precisam entender que a energia é escassa para se conscientizar e multiplicar isso em casa”, completa Santos.

 “Este projeto será muito significativo para os estudantes, por todo conhecimento adquirido e consequentemente aos pais que receberão as informações através dos filhos e poderão adotar medidas simples que ao final do mês perceberão através da conta mensal de energia redução, além de evitar acidentes envolvendo choques elétricos”, destacou a Coordenadora de Programas e Projetos da SEMED professora Jane Cleide Vicente ao participar de um dos momentos de palestra com os estudantes.

Nenhum comentário: