quarta-feira, 21 de março de 2018

CREAS realiza mobilização contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas escolas municipais

A Assistente Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Luana Tenório, juntamente com o Psicólogo Protázio Júnior, estão promovendo às mobilizações da Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nas Escolas Municipais de Campo Alegre. As ações foram iniciadas nas seguintes escolas: Escola Cícero Salustiano, Escola Cícero Mizael e escola Menino Jesus, todas no Distrito de Luziápolis.

As palestras realizadas em salas de aulas abordaram sobre o que é o CREAS e quais os serviços ofertados pelo mesmo. Em seguida, deram ênfase a campanha do dia “18 DE MAIO”, com o objetivo de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação.

Dando continuidade a Campanha nesta terça-feira 20 de março foram realizadas palestras nas seguintes escolas municipais: Elita Tenório Maia no povoado Mineiro, Escola Maria Lourinete Porto Guimarães no povoado Chã da Imbira e Escola João Paulo II no Conjunto Olival Tenório com a finalidade de combater essa violência que tanto assola nossas crianças e adolescentes do Município.

“O trabalho em rede com as escolas nos dá uma amplitude nas ações, proporcionando um trabalho mais eficaz referente a essa barbárie”, destacou a assistência Social do CREAS, Luana Tenório.

As ações da campanha continuam sendo realizadas em parceria com os CONSELHOS TUTELARES dando ainda mais ênfase a Campanha e mobilização.

No ano 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a Nação Brasileira em 1973, o “Caso Araceli”, em que uma menina de apenas oito anos de idade, teve todos os seus direitos humanos violados. Esta, foi raptada, drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, em Vitória, no Espírito Santo.

Nenhum comentário: