sábado, 24 de março de 2018

Escolas de Campo Alegre realizam ações de conscientização durante a “semana da água”

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade campo-alegrense para a importância da preservação dos recursos hídricos do nosso planeta, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED mobilizou todas as Instituições de Ensino para realizarem atividades durante a semana em que comemora-se o “Dia Mundial da Água”, celebrado no dia 22 de março.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1922 com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra.
A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico, mas precisa fazer parte do dia a dia das pessoas, já que a água está presente em praticamente todos os momentos da vida, seja para higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, transporte, ou ainda gerar energia.

Nessa perspectiva, no período de 19 a 23 de Março, as escola da Rede Municipal de Ensino, realizaram a SEMANA DA ÁGUA, com ações voltadas a alunos, professores e toda comunidade escolar. O intuito da ação realizada nas escolas é conscientizar a comunidade escolar quanto a preservação deste bem tão precioso que é a água.

Durante toda a semana foram realizadas ações nas escolas. Houve Rodas de Conversas sobre a importância da água no nosso organismo, confecção de cartazes, oficinas com as crianças, pulseirinhas de gotinhas, histórias contadas com fantoches, aula de campo, visita ao açude, represa, SAEE, trabalho com pinturas manuais, músicas cantadas e instrumentalizadas, danças, caminhada com entrega de panfletos, palestras, “Passa ou Repassa” com perguntas envolvendo o tema “A Importância da Água” e apresentações relacionadas a importância do uso consciente da água em casa e na escola. Nesta sexta-feira (23), aconteceu a Culminância das ações, em várias Instituições de Ensino.
Cada um é responsável e capaz de contribuir, de alguma maneira, para o consumo consciente da água, bem como para o auxílio na preservação de mananciais e recursos hídricos.

“A escassez de água doce no mundo e o uso abusivo são realidades muitas vezes silenciosas por parte da população, que não medem as consequências de um futuro sem o líquido precioso. É necessário se fazer uma mobilização constante quanto a preservação da água, não apenas no dia 22 de março (dia Mundial da Água) ou na semana desta data”, destacou De acordo com a Diretora de Gestão de Ensino - DIGEN, Professora Isabel Cristina.

A DIGEN já está articulando com a equipe de Meio Ambiente para realizar projetos que despertem nos alunos e professores esse cuidado.
 

Nenhum comentário: