sábado, 10 de março de 2018

SEMED promove estudo no “Dia D” de mobilização para debates sobre a Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido um dos assuntos mais comentados na educação ultimamente. Trata-se do documento que mais recebeu sugestões e contribuiçoes na história do país, o que já mostra a importância que possui, não só para os educadores, mas para o Brasil inteiro.

Seguindo as recomendações nacionais, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Gestão de Ensino-DIGEN, promoveu no dia 06, na sede da secretaria, o “Dia D” para discutir a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que ocorreu em âmbito nacional, promovido pelo Governo Federal em parceria com os estados.

Este primeiro encontro de estudo teve como objetivo proporcionar aos coordenadores e formadores da SEMED, um melhor entendimento e discussão do documento norteador, através dos materiais disponibilizados pelo MEC. Na ocasião foram discutidas as principais mudanças que a BNCC traz e as dez competências gerais, promovendo uma discussão entre a equipe participante, fortalecendo a importância de continuar os estudos nos momentos de formação continuada.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagenm de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

Com intuito de promover uma melhor discussão sobre a implementação da BNCC, a SEMED realizou nesta sexta-feira (09) um momento de estudo com os Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, que ocorreu no auditório da Escola Professora Zenóbia Ferreira. Na oportunidade, houve uma orientação das dinâmicas que serão realizadas com os professores sobre a BNCC nas Unidades Escolares, no dia 13 de março entitulado o “Dia D no Estado de Alagoas”.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017, e apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais.
 

Nenhum comentário: