sábado, 10 de março de 2018

Ações integradas de combate zeram os casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Campo Alegre

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, o município zerou os casos de Dengue, Zika e Chikungunya nos anos de 2017 à 2018. As 03 (três) patologias somavam mais de 70 casos registrados em 2016, no ano de 2017 foram registrados apenas 02 (dois) casos e este ano ainda não foi registrado nenhum caso.

A redução vem acompanhada de várias iniciativas adotadas pelo Município, que abraçou a causa no combate ao Mosquito Aedes Aegypti e vem alcançando resultados satisfatórios.

Dentre as várias estratégias adotadas podemos citar as ações de Borrifações que acontecem nas ruas, um dia antes dos Mutirões de Limpeza Urbana que acontece todas as sextas-feiras com equipe de endemias, em parceria com outras secretarias como: Secretaria de Saúde, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Infraestrutura, Cooperativa de reciclagem, Secretaria de Agricultara e meio ambiente, Secretaria de comunicação, Secretaria de transporte e Secretaria de educação.

Vale ressaltar que a Integração de outras secretarias na intensificação e conscientização da população contribuiu positivamente na redução dos casos, como a participação das Escolas do Município com os alunos, que ao mesmo tempo em que aprendem os cuidados que devem ser adotados, passam adiante a outras famílias, nas participações dos mutirões.

Foi implantado no Município o DISK DENGUE, promovendo melhor comunicação da equipe de endemias com a população, onde possibilita que a população denuncie possíveis focos do mosquito. O Projeto de Piscicultura, onde estão sendo distribuídos atualmente peixinhos nos reservatórios acima de 1000 litros, como controle biológico, nas ações de campo.

Todas as casas que tem caixas e toneis para armazenamento de água, o município fez a distribuição de 1500 capas de tonel, com objetivo de proteger a água parada do Mosquito Aedes Aegypti.

O compromisso e dedicação de todas as equipes envolvidas no combate ao mosquito e a participação da comunidade, é o que tem deixado Campo Alegre longe das epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya.

“Estamos vendo os resultados de um trabalho de todos, porém o combate ao mosquito é uma luta diária, e que necessita da integração e contribuição de toda população, para continuar mantendo o município longe das Doenças e sequelas causadas pelo Mosquito Aedes Aegypti”, destaca a secretária de Saúde Tamiris Santos.
 

Nenhum comentário: