quarta-feira, 28 de março de 2018

Gestores escolares conhecem a metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Nesta segunda-feira (26), as Secretarias Municipais de Educação e de Indústria, Comércio, Trabalho e Ensino profissionalizante promoveram uma reunião com a Analista e Coordenadora do Projeto Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP / SEBRAE, Isabel Barcello, e as equipes gestoras de 08 (oito) Instituições de Ensino de Campo Alegre, para apresentação da metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP.

Na oportunidade, estiveram presentes a Coordenadora de Programas e Projetos da SEMED, Professora Jane Cleide Vicente e Marcos Eduardo, representando a Secretaria de Indústria e Comércio.

O JEPP visa fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

O programa apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania.

A metodologia do JEPP é vivencial e semi-aberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.

Para melhor entendimento da metodologia, o JEPP favorece a participação da comunidade dentro da escola, ao mesmo tempo em que contribui com o contexto social e ambiental local. A participação pode acontecer de diferentes formas: a comunidade escolar pode auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades com os alunos, e na confecção dos produtos das respectivas oficinas propostas em cada ano do Ensino Fundamental. Podem ainda contribuir para com a doação de diversos materiais, que, em boa parte dos locais, são descartados como lixo, tais como: garrafa PET, retalhos de tecido, entre outros

O programa, uma parceria com o SEBRAE, iniciou em 2015, contemplando 02 Instituições de Ensino: Escola Maria Lourinete Porto e Escola João Fernandes Vieira Filho, que desenvolveram um belíssimo trabalho ao longo dos últimos 3 anos.

Este ano, foram ampliadas de 02 para 08 o número de instituições que irão desenvolver as metodologias empreendedoras dentro do espaço escolar, por meio do JEPP.

O próximo passo será a apresentação da metodologia para os professores das 08 Instituições de Ensino e em seguida aplicar a capacitação aos mesmos, que terá duração de 45 horas, podendo ser dividida para o 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental.

Após a capacitação os professores aplicarão a metodologia JEPP aos alunos, adequando-a a idade e ao nível escolar de cada um. O projeto tem a finalidade de despertar o empreendedorismo nas escolas dando oportunidade as crianças e adolescentes vivenciarem o processo de empreender por meio de uma visão sustentável e criativa dos negócios.

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos:

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores.
6º ano do Ensino Fundamental: Eco papelaria
7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação atue como transformadora desse sujeito e incentive-o à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
 

Nenhum comentário: