quinta-feira, 28 de maio de 2015

Secretaria de Saúde realizou mutirão de Ultrassonografias em Luziápolis

O Distrito de Luziápolis recebeu na última sexta feira (22), os serviços da Secretaria Municipal de Saúde que realizou um grande mutirão de ultrassonografias realizado na Unidade de Saúde Antonio Holanda. Na ocasião foram atendidas 154 pessoas entre vários procedimentos distribuídos em ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia obstétrica, pélvica, endovaginal, ultrassom da próstata, ultrassom do trato urinário e ultrassom de articulações.

Os exames foram conduzidos pelo especialista ultrasonografista Dr. Dante Alighieri de Alencar Bezerra de Menezes. O mutirão foi realizado nos períodos da manhã e tarde sendo priorizados pela manhã os procedimentos que necessitava de preparo, ou seja, de jejum, idosos e gestantes.

A ultrassonografia é um método diagnóstico que utiliza ondas sonoras para obtenção de imagens. Não tem efeitos colaterais muito usado para diagnósticos, acompanhamento de gestação, detectar doenças vasculares e alterações de órgãos e estruturas do corpo.

As vantagens desse tipo de exame é que em geral não exige preparo prévio ou, em alguns casos, apenas uma preparação simples, como um jejum de 6 a 8 horas e a repleção da bexiga, é um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiações, amplamente disponível, de fácil uso e custo relativamente baixo.

O Secretário adjunto municipal de Saúde Regivan Farias que esteve presente e acompanhou todo desenvolvimento do mutirão, ressaltou a importância de eventos como esses em trazer para população, a comodidade em realizar exames importantes no seu próprio município sem precisar viajar e passar o horas esperando para conseguir fazer os exames. Defende o lema Saúde mais perto de você, sempre que possível estaremos realizando eventos como este contando sempre com o apoio e o suporte da Prefeita Pauline Pereira.


Nenhum comentário: