sexta-feira, 29 de maio de 2015

Estudante campo-alegrense aluno da UNEAL fará intercâmbio na Espanha

Átila Alves, aluno do curso de Letras – Espanhol, viaja em setembro para a Universidade de Sevilha.
O jovem campo-alegrense Átila Alves, do curso de Letras – Espanhol no Campus IV, é o primeiro estudante da Universidade Estadual de Alagoas a participar de um intercâmbio numa instituição internacional. Ele foi aprovado no processo seletivo aberto em 2014 para estudar durante seis meses na Universidade de Sevilha, na Espanha.

As malas estão sendo arrumadas, pois a viagem foi confirmada para o próximo mês de setembro. Mostrando-se orgulhoso e na expectativa, o estudante do sétimo período, ainda está surpreso. “É uma responsabilidade muito grande por ser o primeiro em 44 anos de universidade. Estou muito feliz por poder mostrar que a nossa educação superior também é de qualidade. Não só eu irei aprender com a Universidade de Sevilha, mas eles também têm a aprender comigo e isso eu devo à Universidade Estadual de Alagoas”, revelou.

Consciente de que passará por uma transformação também como pessoa, o estudante diz-se honrado por estar levando o nome da instituição alagoana na qual estuda para a Europa. Durante o intercâmbio, ele deseja participar de grupos de pesquisa em Literatura, área na qual deseja atuar como docente.

Desde já, ele começa a fazer planos para o futuro próximo. “Quando voltar, quero enriquecer meus amigos e ajudar a minha universidade. Quero me carregar o máximo possível de experiências, de conhecimentos, de toda a bagagem cultural e social que a Espanha e a Universidade de Sevilha possam me transmitir e trazer de volta à Uneal”, revelou.

Sabedor da importância deste momento, Átila Alves, encontra na realidade de estudar numa universidade pública, a justificativa para enfrentar, e vencer, o desafio. “É um momento singular na nossa universidade. Se eu consegui, todos os outros podem conseguir. Sei das dificuldades [da Uneal] e tenho consciência mais ainda que ela pode superar todas elas e ser uma grande universidade nesse país. É por isso que eu quero ir à Espanha para voltar e contribuir com a universidade que construiu o homem que hoje sou”, falou.

SONHO E PREPARAÇÃO

A mãe do estudante, a professora de LIBRAS, Ocione Alves, está feliz e também apreensiva pela conquista do jovem. “Nunca fiquei muito tempo longe dele, mas estou muito honrada. Meu filho vai representar nosso estado, a Uneal. Ele é muito dedicado e, para mim, não foi surpresa. Era um sonho que ele tinha há muito tempo”, revelou.

Emocionada, Ocione Alves afirma que a abnegação do filho foi determinante, já que para participar da seleção, os interessados deveriam ter como média geral mínima a nota oito. “Quem estuda e acredita, consegue. A oportunidade, quando surgiu, ele estava preparado. Espero que ele seja um profissional muito bem sucedido na carreira”, desejou.

O pai de Átila Alves também é docente. Ele é licenciado em História pela Uneal e ainda atua como professor da rede pública estadual de ensino.

MARCO NA UNEAL

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo considera que a experiência a ser conquistada pelo estudante será importante para o amadurecimento dele como estudante e como pessoa. “Ele vai ter a oportunidade de estudar com grandes professores de renome. Para nós, enquanto instituição, é o nome da Uneal que está se projetando no exterior, na direção de uma politica de maior importância para todas as universidades, que é a internacionalização que passa principalmente por essas experiências de intercâmbio. É um marco para nós e para ele”, disse.

Clébio Araújo destacou ainda que esse processo de intercâmbio internacional não se limita à participação de estudantes, mas de professores e projetos. “Do ponto de vista histórico da instituição, é um marco nos 44 anos de existência. Espero que seja a porta de entrada para muitas outras experiências como essa que a gente ainda vai, se Deus quiser, colocar em prática”, salientou.

Nenhum comentário: