Rádio Web MJ

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Secretaria de Agricultura alerta criadores para o prazo final da campanha de vacinação contra a Aftosa

O município de Campo Alegre está realizando a 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre Aftosa 2015 em todo município, onde a mesma será finalizada no próximo dia 31 de Maio. A Prefeitura de Campo Alegre disponibilizou nesta edição da vacinação 1.000 doses gratuitas para os pequenos criadores do município.

A Secretaria Municipal de Agricultura alerta ainda que, após o término da campanha, o criador tem até 15 dias, ou seja, até o dia 15 de Junho para fazer a declaração da vacina – documento obrigatório que comprova que os animais foram vacinados – e atualizar os dados cadastrais nos escritórios do órgão de defesa existentes em todo o Estado.

O técnico da Secretaria de Cultura Junior Braz participou de entrevista na Rádio Campo Alegre FM e alertou os criadores para obedecerem os prazos de vacinação e declaração de seus respectivos rebanhos.

Para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina. Quem não fizer a declaração estará sujeito ao pagamento de multa e estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de ficar inadimplente junto ao órgão de defesa agropecuária.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – Adeal, tem como meta vacinar 100% do rebanho de bovídeos do Estado de Alagoas composto por mais de 1,2 milhão de animais. A Adeal alerta ainda aos criadores que ovinos, caprinos e suínos não precisam ser vacinados contra a aftosa, mas os criadores são obrigados a fazer o cadastro destes animais na Adeal.

Nenhum comentário: