quarta-feira, 13 de maio de 2015

Na rede municipal de ensino Salas de Leitura proporcionam novas oportunidades de aprendizado

Estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos do município de Campo Alegre contam com um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar.

As salas, equipadas com mesas e cadeiras, abrigam o acervo das salas de leitura, coordenadas por professores e aberta durante a semana inclusive nas escolas que funcionam os três períodos de aulas (manhã, tarde e noite).

As 22 unidades escolares municipais de Campo Alegre já possuem Sala de Leitura, os Centros de Educação Infantil recentemente foram contemplados com acervos literários específicos para esta faixa etária. Mas esse número só tende a crescer, já que todas as escolas em construção já serão inauguradas com esse espaço pedagógico que passou a fazer parte do projeto arquitetônico padrão para construção das novas unidades.

A leitura, assim como a escrita, é base para a ampliação das capacidades do ser humano. Por meio dela, as pessoas participam da sociedade, melhoram seu nível educacional, conhecem outros valores culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade.

Dia 18 de abril é lembrado como Dia Nacional do Livro Infantil.

A data foi criada em 2002, em homenagem a Monteiro Lobato, um dos principais autores da Literatura Infanto Juvenil Brasileira.

Em Campo Alegre - AL, entre os dias 24 e 28 de abril as escolas municipais realizaram vários eventos literários entre eles: peças teatrais, danças, músicas e poesias em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil,  incentivando a prática da   leitura.

Para Eliene Gomes, responsável pelos livros didáticos /Salas de Leitura da SEMED, os benefícios da leitura são muitos, e como explica, Julio Cesar de Souza Santos no texto, Ler para compreender "A leitura é extremamente importante para todos nós, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos nós um acesso ao mundo das informações, das ideias e dos sonhos. Pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos." 


Nenhum comentário: