segunda-feira, 4 de maio de 2015

Município de Campo Alegre promoveu a Semana de Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com o Núcleo da Promoção da Saúde de Campo Alegre se unem para o desenvolvimento de ações voltadas a estimular hábitos que promovam a vida saudável das crianças, adolescentes, jovens e adultos é uma estratégia de integração da saúde e da educação para o desenvolvimento do direito à saúde dos estudantes.

No ultimo dia 27 de abril, iniciou no município de Campo Alegre a Semana Saúde na Escola, mobilização que foi realizada no período de 27 a 30 de abril e teve como tema central “Alimentação Saudável e Práticas Corporais”. Uma equipe multisetorial ficou engajada no planejamento e na execução do evento integração das secretarias Saúde, Educação e Assistência.

Na programação foi desenvolvida inicialmente nas creches com orientações das nutricionistas (Mércia Tavares e Nidyanne Lopes) e as ações estão sendo executadas pela equipe de recreação do Serviço de convivência de Campo Alegre e do Distrito de Luziapolis. As creches Jaci Vieira e Maria José Vieira foram às primeiras unidades escolares a abrir a semana de eventos Saúde na Escola.

As atividades realizadas foram fantoche “Pepa no Mundo das Frutas” e apresentação musical sobre alimentos saudáveis, brincadeiras com enfoque das práticas corporais. Em paralelo equipes de Saúde Bucal estão realizado o levantamento de caries nos alunos das escolas do município.  Os temas da mobilização deverão ser trabalhados durante o ano letivo em todas as escolas, beneficiando todas as crianças e adolescentes com as ações educativas que serão desenvolvidas por profissionais das equipes da atenção básica e pelos professores.
De acordo com a Coordenadora do PSE Kátia Pinheiro, as atividades são importantes como ação preventiva e ao se detectar a necessidade de atendimento e tratamento, os estudantes deverão ser encaminhados para acompanhamento nas unidades de saúde básica do município.



Nenhum comentário: