quarta-feira, 25 de março de 2015

Secretaria de Saúde realizou ações no Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Ações de prevenção e conscientização à população sobre os riscos da tuberculose foram realizadas na manhã desta terça-feira (24), nas Unidades Básicas de Saúde, em Campo Alegre. A data é lembrada como o 'Dia Mundial de Combate à Tuberculose a ação foi promovida pelas equipes de cada unidade com “Palestras e Busca ativa de casos suspeitos”.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.
Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Por atingir principalmente os pulmões, a tosse é o sintoma mais característico da doença. Se uma pessoa tem tosse há mais de três meses, podendo conter secreção ou sangue, ela tem que procurar uma unidade de saúde e procurar um médico. A febre, a perda de peso e a fraqueza também são sintomas. O tratamento dura seis meses, em média, e é totalmente financiado pelo Sistema Único de Saúde.

A Prevenção se dá pela vacina BCG que é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Nenhum comentário: