terça-feira, 24 de março de 2015

Prefeitura firma parceria e garante mais um poço artesiano para o abastecimento do Conjunto Olival Tenório

A Prefeitura de Campo Alegre juntamente com o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto - SAAE não tem medido esforços para melhorar o abastecimento de água em todo município, especialmente nos últimos dias no Conjunto Habitacional Olival Tenório Costa.

O residencial passou a contar nesta terça-feira 24 de Março, com o terceiro Poço Artesiano fornecendo água para os moradores da comunidade que é composta por 420 unidades habitacionais. O residencial já contava com o poço construído pela construtora que fez a obra, recentemente foi interligado o poço artesiano do Conjunto Campo Vende na rede do Conjunto Olival Tenório e agora passou a contar com o terceiro poço.

A Prefeitura conseguiu uma parceria com o proprietário de um poço artesiano em uma propriedade particular próximo ao conjunto, que a partir de agora passa a ser administrado pelo SAAE, colocando mais 8.599 litros de água pôr hora na rede que abastece o residencial Olival Tenório.

A prefeitura se responsabilizou por todas as despesas do poço como o pagamento da energia e irá fazer a limpeza, reparos e colocação de uma nova bomba, inclusive já foi iniciado o estudo e manutenção do poço.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Nicolas Pereira, a grande dificuldade enfrentada no abastecimento nos últimos dias é por conta da baixa vazão dos poços por conta do período de estiagem, inclusive o município já publicou um Decreto pela situação de emergência em decorrência da estiagem prolongada no município. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia (9) de Fevereiro.

“Durante esse período a capacidade dos poços cai praticamente pela metade, e o consumo aumenta muito nos domicílios em relação ao período de chuvas, por isso os poços não suportam a demanda dos moradores”, destacou Nicolas.

O consumo de água também tem aumentado muito por conta das diversas obras na região, como as várias casas que estão sendo construídas no entorno do conjunto, o que também compromete o abastecimento.

“Enquanto não resolvemos totalmente essa situação do abastecimento não estaremos satisfeitos, estamos fazendo todos os esforços para que essa e as demais comunidades tenham água de qualidade em suas casas”, finalizou Nicolas Pereira.

A Prefeitura também já está com um grande projeto orçado em 4,5 milhões aguardando aprovação na Caixa Econômica para a construção da estação elevatória de água com tratamento e abastecimento para as comunidades, Pimenteira, Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes, Conjunto Campo Vende e Conjunto Olival Tenório Costa. Com esse novo sistema que será futuramente implantado os poços artesianos serão desativados.

A parceria com o poço artesiano teve a participação de uma comissão composta pelos vereadores, Jura, Kellyn Rafaella, Alan do Lucinho e Piu Spettus.

Leia o decreto da Estiagem na Integra: Aqui



Nenhum comentário: