sábado, 28 de março de 2015

Campo Alegre realizou assembleias preparatórias para elaboração do Plano Municipal de Educação

Por uma participação que faça do Plano Municipal de Educação um avanço na garantia de direitos!

O município de Campo Alegre avança na elaboração do Plano Municipal de Educação planejando a próxima década no ensino municipal. Foram realizados durante os dias 26 e 27 de Março, as primeiras assembleias preparatórias para elaboração do PME. O processo de construção de PME, garantindo nesta construção, a ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil.

A construção coletiva do PME e a sua importância tem o potencial de mudar a forma como os gestores e a comunidade lidam com as políticas educacionais. Tendo como papel, o PME, planejar essas políticas públicas, contribuindo desta forma com a efetivação do acesso a educação.

Considerando as prioridades específicas de cada localidade, é que a participação ampla dos diversos segmentos da sociedade, o PME ganha ainda mais significado.

Durante as assembleias preparatórias realizadas na Escola João Fernandes Viera no Povoado Chã da Imbira e no Centro Social de Campo Alegre - Cesca, o documento base do PME foi apresentado por blocos de participantes,  e ainda teve as escolhas de delegados que participarão com novas propostas, na Conferência Municipal de Educação, já marcada para o próximo dia 30 de Abril.

“Parabéns a todos os envolvidos,neste momento de construção, onde, coletivamente,estão sendo apresentadas as metas e estratégias para a efetiva qualidade da educação”, destacou a secretária Municipal de Educação Neide Granja.

Compete, portanto ao Fórum Municipal de Educação FME, como instância de articulação dos diversos setores, cabe-lhe o papel de convocar e organizar a conferência municipal, que acontecerá no final de abril, para intensificar as ações de articulações na sociedade local, onde reforçará o papel dessas entidades participativas na construção desse plano; segundo Arlindo Queiroz/FNE, “Um plano feito a partir da articulação do FME é um plano mais participativo, mais legítimo e, por isso, mais efetivo.”



Nenhum comentário: