quarta-feira, 11 de março de 2015

Creches de Campo Alegre foram contempladas com a Estratégia de Fortificação da Alimentação

No município de Campo Alegre está sendo implantada a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes (vitaminas e minerais) – NutriSUS nas creches Jaci Vieira da Costa, Maria José Vieira, Lizete Alves, Cícera Marinho e Maria Valcira de Medeiros.

No primeiro momento foi realizada a formação dos profissionais de saúde e educação para facilitar a implantação da estratégia nas creches. Em seguida foi realizada reunião com os responsáveis pelas crianças com o intuito de apresentar a estratégia e convidá-los a assinar um termo de consentimento autorizando que a criança receba os sachês de micronutrientes na creche.

O início da distribuição dos sachês de micronutrientes está previsto para o dia 16 de março e até o final desse mês todas as creches serão contempladas com a estratégia de fortificação.

Como funciona o NutriSUS?
As crianças com idade entre 6 meses e 4 anos atendidas em creches cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE) poderão receber os sachês de vitaminas e minerais em uma das refeições oferecidas na creche.
Cada criança deve receber 1 sachê/dia na refeição, durante 12 semanas, totalizando 60 sachês

Por que é importante colocar o sachê de vitaminas e minerais na comida do seu filho?

. Para evitar a falta de vitaminas e minerais;
. Para prevenir a anemia e outras doenças.

Atenção:
Crianças que possuem alguma doença como: anemia falciforme, talassemia e hemocromatose só devem receber os suplementos de ferro se indicado pelo médico/pediatra.

Participaram do planejamento e execução da estratégia no município Andrea Matias e Kátia Pinheiro Coordenadoras do PSE, Nutricionistas Mércia Tavares e Nidyanne Chagas Lopes, Estagiária de Nutrição Edila Firmino e colaboração dos diretores, professores, técnicas de enfermagem e merendeiras das creches.


Nenhum comentário: