quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Técnicos da SEMED visitam a Emater em busca parcerias para ampliação do projeto cantinho verde “hortas escolares”

Nesta quarta-feira, 02 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED designou os Técnicos Eudys Araújo e Cássia Maria, e o Diretor de Gestão Administrativa, Leandro Madeiro, para conhecer alguns projetos da EMATER. Na oportunidade, a equipe foi recepcionada pelo Técnico Agrícola, Mário Nunes, que explanou sobre as diversas ações que estão sendo desenvolvidas, pela instituição, nos municípios alagoanos em prol dos pequenos produtores rurais.

Em seguida, os representantes da SEMED, foram convidados para visitar os campos de mudas São Lourenço e Semear Agropecuária, dois grandes produtores de mudas de hortaliças localizados na cidade de Arapiraca.
     
O Intuito da visita foi, dentre outros, mensurar o custo benefício com relação às metodologias que podem ser adotadas no plantio das Hortas Escolares contempladas pelo Projeto Cantinho Verde, visando otimizar o intervalo de tempo e a mão-de-obra compreendidos entre o plantio e a colheita numa perspectiva de ampliação do Projeto para outras Instituições de Ensino.

Até então, a SEMED, através do Projeto Cantinho Verde, já desenvolve ações educacionais utilizando Hortas Escolares nas seguintes instituições:

Escola de Tempo Integral Helenilda Correia;
Escola Municipal Virgem Dos Pobres;
Escola Municipal Miguel Matias;
Escola de Tempo Integral Vereador João Rogério;
Escola Municipal Mons. Hildebrando V. Guimarães;
Escola de Tempo Integral Maria Lourinete Porto;
Escola Municipal Olival Tenório;
Escola Municipal Cicero Salustiano;
Escola Municipal Cicero Mizael;
Escola Municipal Pedro de Oliveira;
Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira;
Escola Municipal Menino Jesus de Praga.

A parceria, SEMED / EMATER é fundamental para que o Projeto Cantinho Verde seja fortalecido e possa avançar e mostrar a importância do meio ambiente para os seres vivos em função de uma vida melhor, através da preservação do meio ambiente e o aproveitamento dos espaços disponíveis.

Assim, a SEMED acredita que é possível utilizar espaços disponíveis em instrumentos pedagógicos capazes de ensinar aos alunos sobre Educação Ambiental, Alimentação Saudável e sustentabilidade em frente a comunidade em que estão inseridos.
Campos de mudas da Emater
Horas escolares cultivadas nas escolas de Campo Alegre

Nenhum comentário: