quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo

Em alusão ao Dia Nacional de Controle ao Tabagismo, a Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou no dia 29 de Agosto uma capacitação voltada aos profissionais da Atenção Primária do município de Campo Alegre (médicos, enfermeiros e dentistas), juntamente com a equipe do NASF, visando iniciarem os grupos nas Unidades Básicas de Saúde destinados a usuários que desejam parar de fumar. Todos os profissionais presentes entenderam a importância de realizar o trabalho e saíram com o compromisso de iniciar as atividades em suas unidades.

“O momento foi imensamente proveitoso para os profissionais. Os mesmos também foram capacitados quanto à realização do teste de proteinúria nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de iniciarmos e tratarmos precocemente os casos de infecção do trato urinário principalmente nas gestantes acompanhadas nas unidades”, destacou a coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde Deysiane Aguiar. 

A equipe também teve a oportunidade de receber informações sobre a implantação do Teste rápido de Zika no município, o qual será destinado a princípio para as gestantes sob solicitação médica e realizado no laboratório municipal. 

O dia foi bastante produtivo e gratificante, onde houve parceria das coordenações de atenção básica e da promoção à saúde visando sempre a qualificação dos profissionais e a melhoria da saúde do município.

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, em razão da alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrente das doenças relacionadas ao tabaco. Seu controle é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

Nenhum comentário: