A evasão escolar é um problema nacional, e de solução muito complexa, que exige esforços de diversos setores do Poder Público e da Comunidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Alegre por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED implantou o Projeto “Escola Presente”, que vem atender diversas estratégias para o alcance das Metas 2, 4 e 7 do Plano Municipal de Educação, aprovado pela Lei n.º 773/2015.
O Projeto visa identificar estudantes com frequência irregular e intervir nas causas da evasão, contribuindo para assegurar as condições que favoreçam a permanência e o sucesso desses estudantes na sua vida escolar.
Na primeira etapa do projeto, por meio das ações de “busca ativa” - casa a casa - e reuniões com “acampados do MST”, moradores do Povoado Belo Horizonte e com a parceria de Agentes Comunitários de Saúde, a SEMED conseguiu ampliar em 157 (cento e cinquenta e sete), o número de estudantes matriculados nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre - AL, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, inclusive com a abertura de novas turmas.
Nesta segunda etapa do Projeto “Escola Presente”, cada Escola realiza o acompanhamento da frequência através dos Articuladores da Interação com a Família, e aqueles que apresentam irregularidades na frequência, sem justificativa, são informados à SEMED para que seja realizada uma intervenção, que considere as causas da infrequência e contribua para enfrentá-las. No último trimestre, por exemplo, 365 (trezentos e sessenta e cinco) estudantes, com uma grande incidência de faltas, voltaram a estudar regularmente.
O Projeto conta também com a parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direito a Cidadania, além dos Conselhos Tutelares, de modo que, assim que for identificada uma criança, adolescente, jovem e adulto que não esteja frequentando a Instituição de Ensino, seja informado à SEMED para que uma equipe de “Agentes Educadores” realize uma visita à residência e caso seja necessário, articule a Rede Intersetorial de Apoio as Famílias, para que estes retornem à Escola, e assim, favoreçam o desenvolvimento desses estudantes.
Segundo a Secretária de Educação do município, Graciene Alencar, a SEMED tem intensificado o acompanhamento dos estudantes que apresentam elevado número de faltas/infrequência na Escola, por meio do Projeto “Escola Presente”, que foi idealizado pela Prefeita Pauline Pereira diante de sua preocupação com as crianças e adolescentes que não estão na Escola, como também, com o alto número de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental, e isso, tem refletido de forma bastante positiva, pois estamos conseguindo apoiar os Gestores Escolares de forma mais efetiva no enfrentamento à evasão escolar e contribuindo para que nossos estudantes tenham um desempenho melhor no futuro.
O Projeto visa identificar estudantes com frequência irregular e intervir nas causas da evasão, contribuindo para assegurar as condições que favoreçam a permanência e o sucesso desses estudantes na sua vida escolar.
Na primeira etapa do projeto, por meio das ações de “busca ativa” - casa a casa - e reuniões com “acampados do MST”, moradores do Povoado Belo Horizonte e com a parceria de Agentes Comunitários de Saúde, a SEMED conseguiu ampliar em 157 (cento e cinquenta e sete), o número de estudantes matriculados nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre - AL, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, inclusive com a abertura de novas turmas.
Nesta segunda etapa do Projeto “Escola Presente”, cada Escola realiza o acompanhamento da frequência através dos Articuladores da Interação com a Família, e aqueles que apresentam irregularidades na frequência, sem justificativa, são informados à SEMED para que seja realizada uma intervenção, que considere as causas da infrequência e contribua para enfrentá-las. No último trimestre, por exemplo, 365 (trezentos e sessenta e cinco) estudantes, com uma grande incidência de faltas, voltaram a estudar regularmente.
O Projeto conta também com a parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direito a Cidadania, além dos Conselhos Tutelares, de modo que, assim que for identificada uma criança, adolescente, jovem e adulto que não esteja frequentando a Instituição de Ensino, seja informado à SEMED para que uma equipe de “Agentes Educadores” realize uma visita à residência e caso seja necessário, articule a Rede Intersetorial de Apoio as Famílias, para que estes retornem à Escola, e assim, favoreçam o desenvolvimento desses estudantes.
Segundo a Secretária de Educação do município, Graciene Alencar, a SEMED tem intensificado o acompanhamento dos estudantes que apresentam elevado número de faltas/infrequência na Escola, por meio do Projeto “Escola Presente”, que foi idealizado pela Prefeita Pauline Pereira diante de sua preocupação com as crianças e adolescentes que não estão na Escola, como também, com o alto número de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental, e isso, tem refletido de forma bastante positiva, pois estamos conseguindo apoiar os Gestores Escolares de forma mais efetiva no enfrentamento à evasão escolar e contribuindo para que nossos estudantes tenham um desempenho melhor no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário