terça-feira, 29 de agosto de 2017

SEMED encerra ações da semana da pessoa com deficiência – “agosto verde” com realização de seminário

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED, realizou durante o período de 21 a 28 de agosto a Semana da Pessoa com Deficiência – Agosto Verde no município, com o objetivo de disseminar a cultura da inclusão, promovendo o crescimento individual e coletivo pela convivência com as diferenças e o reconhecimento do valor da diversidade.

O marco de abertura da II Semana da Pessoa com Deficiência de Campo Alegre aconteceu na segunda, dia 21, onde a técnica responsável pela Educação Especial do município Gilvânia da Paz, juntamente com a equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE, visitaram os setores públicos para divulgar a campanha do “AGOSTO VERDE” em alusão a semana das pessoas com deficiência, distribuindo “lacinhos verdes” para serem usados durante toda a semana e conscientizando sobre o tratamento que deve ser direcionado a pessoa com deficiência.

Aproveitando a oportunidade todas as Instituições de Ensino juntamente com as professoras das salas de recursos e com as cuidadoras, também se mobilizaram com eventos para homenagear as pessoas com deficiência, além da distribuição de folders com informações sobre o trabalho que é desenvolvido na educação dos alunos com deficiência matriculados na rede de Ensino, prosseguindo e valorizando a participação das pessoas com deficiência em diversos espaços.

O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência ocorreu nesta segunda-feira, dia 28, com o II Encontro Municipal da Inclusão. Um evento recheado de informações e muita emoção, com apresentações culturais, palestras, depoimentos e relatos de experiências exitosas no município.

As apresentações ficaram por conta do Grupo Erudição, alunos das salas de recursos e da Filarmônica Emeriato Pereira, que deram um show.

No horário da manhã, a primeira palestra ficou por conta da Procuradora do Município, Doutora Carla Falcão, que abordou o tema: “Legislação voltada para as pessoas com deficiência”, em seguida houve a palestra: “Os cuidados direcionados as pessoas com deficiência”, ministrada pela Psicóloga Martha Eugênia dos Santos, tendo as atividades do primeiro horário, encerradas com alguns depoimentos e apresentação de experiências exitosas.

Já no segundo horário, as palestras foram ministradas pela Psicóloga Anne Karoline Cavalcante e pela Terapeuta Ocupacional, Veruska Horana da Silva Rêgo, que em parceria, trabalharam os Temas: “Políticas Públicas voltadas para a pessoa com deficiência” e “A Escola Inclusiva: Como tem que ser?”.

Após as palestras da tarde, a Técnica da SEMED, Especialista em Educação Especial e responsável pela Educação Inclusiva, Gilvânia da Paz e a Diretora do CMAEE, Isabella Correia, passaram alguns informes acerca da Educação Especial e Inclusiva em Campo Alegre e a Dinâmica de Trabalho do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.

Segundo Gilvânia da Paz, o evento foi bastante proveitoso, o público interagiu com as palestrantes “São momentos como estes que reafirmam o compromisso da Prefeita Pauline Pereira junto aos campo-alegrenses, contribuindo a cada dia, com ações que visam à promoção e a garantia dos direitos às pessoas com deficiência”, disse Gilvânia.
 

Nenhum comentário: