sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Semana do Bebê: Crianças de Campo Alegre recebem atendimentos pelo Projeto Coração de estudante

Nesta sexta-feira 25 de agosto o município de Campo Alegre recebeu os serviços do Projeto Coração de Estudante realizado em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, Hospital do Coração de Alagoas (Hcor) e Fundação Cardiovascular de Alagoas (CORDIAL). O mutirão cardiopediátrico atendeu nesta primeira etapa no município cerca de 900 crianças campo-alegrenses.

Além dos atendimentos às crianças a equipe do Projeto “Coração de Estudante” realizou palestras sobre prevenção à doença e noções de primeiros socorros aos pais e professores. Os atendimentos aconteceram nas salas do Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa, coordenado pelo Dr. José Wanderley Neto.

O projeto tem como objetivo identificar precocemente doenças de cardiopatia congênita em crianças de 02 a 06 anos de idade.

A prefeita Pauline Pereira que participou da abertura do Projeto, agradeceu a parceria com o Governo de Alagoas que ofertou essa grande ação de saúde em prol da primeira infância no município de Campo Alegre.

Para o cirurgião cardiovascular e chefe do serviço de cirurgia cardiopediatra do Hcor, Dr. José Wanderley Neto, “Essa ação visa levar promoção à saúde e mostrar aos pais e professores a importância dos cuidados para prevenir acidentes com atendimentos voltados a uma área que geralmente não é muito lembrada no acompanhamento de rotina para crianças”.

O projeto é formado por uma equipe de cardiologistas, cardiopediatras e cirurgiões cardiovasculares do Hospital do Coração de Alagoas, além de acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Tiradentes (Unit), Centro Universitário Cesmac e Liga Acadêmica Cardiovascular da Ufal (LAVC).

Durante as consultas, ao colocar o estetoscópio no peito da criança, os alunos e os profissionais do Hospital do Coração de Alagoas, em vez de ouvirem o coração fazer o tradicional ‘tum-tum-tum’, escutam um ruído que lembra um fole ou água saindo de um cano, por exemplo. Trata-se de um sopro, isto é, uma alteração no barulho que o sangue faz ao passar pelo coração – e é preciso investigá-lo, o mais rápido possível. 

Caso seja identificado o problema cardíaco, a criança recebe acompanhamento desde a assistência clínica até o caso cirúrgico, para que se resolva o problema na Casa do Coraçãozinho, em Maceió, onde ela fará eletrocardiogramas, ecocardiogramas, exames de sangue, cateterismo e procedimentos hemodinâmicos.

Cardiopatia congênita – A cardiopatia é uma anomalia na formação do coração da criança ainda no útero, podendo ser diagnosticado do nascimento até os cinco anos de idade. Quanto mais cedo for identificada, há mais chances de ter uma recuperação com sucesso.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 23 mil crianças nascem com enfermidades cardíacas onde 80% precisam fazer algum tipo de cirurgia durante o desenvolvimento.
 

Nenhum comentário: