sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Campo Alegre sediou mais uma formação continuada sobre letramento em língua portuguesa

A formação foi realizada em parceria com as secretarias de educação de Junqueiro e Teotônio Vilela

O município de Campo Alegre sediou nesta quinta-feira 24, e sexta-feira 25 de agosto mais uma Formação Continuada sobre Letramento em Língua Portuguesa para todos os Coordenadores e Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Pública Municipal de Ensino. O evento foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, em parceria com as Secretarias de Educação de Junqueiro e Teotônio Vilela.

A formação, o desenvolvimento profissional e a valorização dos trabalhadores da educação tem sido destaque nas políticas educacionais desenvolvidas pela Prefeita Pauline Pereira, desde a sua primeira gestão. Ela reconhece que os profissionais da educação desempenham o papel principal no sistema educacional.

A Formação em Letramento em Língua Portuguesa foi ministrada pela renomadíssima Professora Sandra Bozza, que é Mestre em Ciências de Educação, Professora de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, autora de livros técnicos e didáticos e Formadora de Educadores em Língua Portuguesa, Avaliação e Leitura.

A formação ocorreu em dois momentos:
Dia 24 para os Coordenadores e Professores dos 1º ao 3º anos;
Dia 25 de para os coordenadores e Professores dos 4º e 5º anos.

A formadora, de uma maneira muito envolvente e dinâmica abordou maneiras eficazes e eficientes de práticas de leituras e escrita, mostrando como desenvolver as habilidades dos estudantes, levando em consideração todas as potencialidades, inclusive daqueles que apresentam resistência, dificuldade, defasagem ou falta de vontade de aprender, e assim fazermos uma reflexão sobre as competências necessárias para uma educação de qualidade.

“Diante da complexidade e rapidez na produção de conhecimentos, somos obrigados, enquanto educadores e aprendizes, a construir ferramentas cognitivas, ou seja, aprender de forma diferente e mudar nosso jeito de adquirir conhecimento. Esse é o maior desafio da escola hoje”, frisou a Professora Sandra Bozza.

De acordo com as Secretárias Municipais de Educação dos três municípios, a parceria firmada com a professora formadora foi sem dúvidas, um grande investimento na educação dos municípios. Elas acreditam ser mais um avanço para identificar e consequentemente melhorar os baixos índices de aprendizagem nos municípios.
 

Nenhum comentário: