quinta-feira, 28 de julho de 2016

IMA autoriza retirada de Palmeira imperial do Povoado Belo Horizonte

A árvore centenária representava riscos para os moradores da comunidade

A queda de uma palmeira imperial sobre a Avenida Fernandes Lima em Maceió no ano passado chamou a atenção dos moradores do Povoado Belo Horizonte em Campo Alegre, comunidade conhecida como “Rua de Baixo”, que tem historicamente o reconhecimento por ter sido a primeira povoação do município, antes mesmo de surgir as primeiras casas onde hoje encontra-se a sede.

Ao lado da capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade a frondosa Palmeira centenária imperial começou a “morrer” e por conta do acidente ocorrido na capital surgiu o debate sobre a retirada ou não do símbolo da comunidade. 

Foram vários pedidos de moradores da comunidade, que se assustavam a cada vez que uma das palhas da palmeira caia e em muitas das vezes causando quedas no fornecimento de energia na comunidade. Além das quedas das palhas, o cupim começou a tomar conta do troco, deixando um grande risco de queda sobre as residências do Povoado. 

Diante das reclamações a Prefeitura Municipal acionou os órgãos competentes e após a permissão através de laudo técnico do Instituto do Meio Ambiente - IMA, a palmeira está sendo removida.

 Veja na matéria da GazetaWeb o estrago causado na quada da palmeira em maceió: AQUI

Nenhum comentário: