terça-feira, 19 de julho de 2016

CoopecMarca atrai o Interesse de Aprendizado de Municípios Vizinhos e de Estudantes Universitários de Dois Estados do Sudeste do Brasil

Sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – CoopecMarca, está cada vez mais desempenhando trabalhos que despertam a atenção e a admiração dos gestores e dos secretários de alguns municípios circunvizinhos, como são os casos de Limoeiro de Anadia e de Igreja Nova, que, também preocupados com as responsabilidades em produzir uma eficiente coleta seletiva em suas cidades, bem como a geração de renda direta para as famílias que dependem dos materiais recicláveis produzidos pela população, têm comparecido constantemente no prédio daquela instituição sem fins lucrativos, localizada à Rua Frei Damião, S/N, a fim de absorverem preciosas informações de liderança, funcionamento, seleção, produção, prensagem, logística e venda final para os compradores que, em alguns casos felizes, diga-se de passagem, tornam-se verdadeiros parceiros no dia a dia da cooperativa, como tem feito a empresa arapiraquense, Ideal Locações Ltda, que desde o ano passado tem enxergado no potencial de cada um dos cooperados a grandeza suficiente para tornar aquele empreendimento ainda mais evidente.

Certa feita foi a vez dos estudantes universitários dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que, munidos de questionários prontos e perguntas exploradas elaboradas naquele momento, aprenderam através do coordenador Luiz Lorhans todos os processos envolvidos no crescente sucesso da cooperativa dos catadores de materiais recicláveis. 

– Por que, diferente de tantos outros lugares do país que visitamos, onde inúmeras cooperativas fracassaram e fecham as portas constantemente, aqui em Campo Alegre a CoopecMarca tem dado muito certo? – Indagou um dos alunos do sudeste, empolgado com a visita. – Porque, ao contrário do que realizam alguns pseudo-líderes, preferimos, nesta equipe, tratá-los com respeito e dignidade, investindo sempre nos recursos humanos que eles próprios nem mesmo sabiam que existiam dentro deles. Experimentamos e o resultado tem sido surpreendente. Além do mais, impulsionamos o âmbito social e vários secretários municipais também nos dão o suporte necessário para que prossigamos com êxito.  Não há entre nós nem jamais haverá um membro melhor do que o outro. Somos, sim, todos iguais, e a prática desse pensamento tem nos fortalecido mais e mais, desde o nascer do sol até quando retornamos para as nossas casas, felizes por estamos fazendo algo que tem demonstrado resultados muito positivos a nós mesmos e à sociedade campo-alegrense. – Respondeu o coordenador, que, inclusive, veste diariamente o novo fardamento do qual sente bastante orgulho, por também receber convites de outras comunidades para ministrar palestras motivacionais e de cooperativismo.
Com estudantes universitários do RJ e de SP.

Com representantes do Município de Igreja Nova – AL.

Com Secretários Municipais e estudantes do projeto os Soldadinho Verde


Nenhum comentário: