sábado, 2 de julho de 2016

Gestantes de Campo Alegre realizam fisioterapia preparatória para parto normal

O Projeto Mamãe Coruja, desenvolvido pela Secretaria da Mulher, Juventude e do Idoso de Campo Alegre, vem constantemente incentivando as gestantes campo-alegrenses a realizarem o parto normal no próprio município. Um grande avanço com a criação deste projeto foi à implantação da especialidade de fisioterapia obstétrica para as gestantes integrantes, pois Campo Alegre é um dos raros municípios que oferece esse serviço gratuitamente.

Segundo a fisioterapeuta Thaís Souza, responsável pelo atendimento fisioterapêutico às gestantes, são aplicados exercícios específicos, que objetivam facilitar o trabalho de parto através do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, além de reduzir a necessidade de realizar uma cesariana, prevenir incontinência urinária no pré e pós-parto, reduzir fadiga, melhorar a circulação e respiração, melhorar a postura reduzindo dores associadas à gestação como a lombalgia, e ainda acelerar a recuperação pós-parto.

“A fisioterapia para gestantes pode ser iniciada após o primeiro trimestre gestacional, caso não haja nenhuma contra-indicação médica. O principal método aplicado é o Pilates. Os exercícios são traçados obedecendo as particularidades de cada fase gestacional”, explica a fisioterapeuta.

A secretária Jane Meire Matias relata que a iniciativa de implantar a fisioterapia obstétrica no grupo de gestante foi imprescindível para enfatizar o principal objetivo do Projeto Mamãe Coruja, que é incentivar a realização do parto normal.


Nenhum comentário: