quinta-feira, 12 de maio de 2016

Campo Alegre foi representado em Encontro Regional de Salas do Empreendedor e Agentes de Desenvolvimento realizado pelo o Sebrae

Nesta quarta-feira (11), foi realizado no Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca sediou mais um Encontro Regional de Salas do Empreendedor e Agentes de Desenvolvimento. O evento, realizado periodicamente pelo Sebrae em Alagoas, visa capacitar os técnicos responsáveis por atuar nas Salas do Empreendedor e fomentar o empreendedorismo nos municípios alagoanos. 

A programação contou com palestras sobre a importância da consulta prévia ao aderir ao Microempreendedor Individual (MEI), ministrada por um representante da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e do Portal Facilita Alagoas; ‘Benefícios e Serviços voltados ao MEI’, palestra apresentada por um representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e, por fim, uma palestra sobre as utilidades do Cartão FNE, operacionalizado pelo Banco do Nordeste (BNB) e que visa fomentar o acesso aos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste.

O município de Campo Alegre foi representado no evento pelo Agente de Desenvolvimento Local Denis Souza, que destacou a importância da participação no encontro para aprimorar os serviços oferecidos no atendimento empresarial na Sala do Empreendedor do município.

“Nossa participação nesses encontros promovidos pelo o Sebrae Alagoas é de fundamental importância para que possamos está sempre ainda mais atualizado e qualificado e assim o município cresça, apostando no empreendedorismo”, afirmou Denis Souza.

Agentes de Desenvolvimento

Coordenar a Sala do Empreendedor, articular ajustes nos editais de licitações – lembrando as facilidades garantidas pela Lei Complementar nº 123/2006, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – para que o município realize suas compras dos empresários de pequenos negócios e produtores locais, além de buscar recuperar a arrecadação do município através da formalização dos pequenos negócios são algumas das atribuições dos Agentes de Desenvolvimento.

O AD também tem a função de organizar um plano de trabalho adequado à implantação da Lei Geral; identificar e mobilizar as lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com o projeto; montar e oficializar grupos de trabalho com os representantes das instituições; manter a articulação entre as lideranças; registrar e organizar as atividades; e auxiliar o poder público municipal a cadastrar e engajar os MEI.

Salas do Empreendedor

A Sala do Empreendedor é um espaço implantado em todo o país através da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Nas salas, os AD e seus representantes atendem de forma simples e sem burocracia potenciais empresários ou empreendedores em busca de formalização, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Entre os serviços ofertados nas Salas estão orientações para montar e formalizar um negócio, emissão de certidões e notas fiscais, informações sobre linhas de crédito disponíveis para pequenas empresas e sobre licitações da prefeitura, impressão de guias de pagamento de impostos, entre outros. O espaço também disponibiliza acesso às capacitações, consultorias, cursos e palestras promovidos pelo Sebrae em Alagoas e seus parceiros.

Nenhum comentário: