segunda-feira, 2 de maio de 2016

Campo Alegre foi representado no Seminário em alusão à 6ª Conferência Estadual das Cidades

Na última quinta-feira (28), o município de Campo Alegre foi representado no Seminário em alusão à 6ª Conferência das Cidades de Alagoas, onde na ocasião participaram do evento as técnicas, Maria da Silva Oliveira (Lila) e Emanuela Holanda. O evento foi promovido pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) no auditório Aqualture, no Palácio República dos Palmares, e contou com a participação da secretária de Infraestrutura do estado de Alagoas, Aparecida Machado, conselheiros nacionais, prefeitos, movimentos sociais e sociedade civil.

Este evento teve como objetivo dialogar e mobilizar os municípios para a realização da 6ª Conferência que tem como tema “Função Social das Cidades e da Propriedade”.

O Conselheiro nacional, Carlos Comassetto ressaltou a importância da mobilização dos municípios através das prefeituras e sociedade civil para um melhor engajamento na conferência. Já que a qualidade de vida nas cidades poderá ser discutida nesta conferência, a discussão do assunto implica, ainda, no desafio de considerar o interesse social e o individual no espaço urbano em benefício do conjunto da população.

Entre os desafios a serem debatidos na Conferência, estão espaços públicos de qualidade e acessíveis; habitações de interesse social; políticas de regularização fundiária urbana a favor de famílias de baixa renda; potencialidades econômicas das cidades; e principais conflitos existentes nos municípios.

O evento representa um marco de consolidação e fortalecimento da democracia no Brasil, uma vez que aponta as necessidades e diversidades de cada região. Ele também estimula a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que considera as especificidades sociais e territoriais de cada município.

Cronograma municipal

Após o encontro estadual, as prefeituras devem ficar atentas à convocatória da Conferência Municipal, pelo conselho ou pelo governo do município, até o dia 6 de maio. Esse também é o prazo para que a convocatória seja feita pela sociedade civil.

Nenhum comentário: