domingo, 1 de maio de 2016

Campo Alegre sediou reunião do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Representantes dos municípios da Região Sul do estado de Alagoas participam, nesta sexta-feira 29 de abril, da reunião pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com a empresa Floram Engenharia. Na ocasião foi promovido um ciclo de debates para validação das ações previstas nos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pigirs).

A atividade envolveu a participação de representantes dos municípios consorciados ao CONISUL, além de indústrias, CDL, sindicatos, cooperativas, universidades, educação, educadores ambientais, limpeza pública, catadores, ONG, assistência social, saúde, SAAE, representantes da CASAL, associações de bairros, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas.

De acordo com Elaine Melo, gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, o atual momento é propício para organizar reuniões públicas e colocar em discussão ações, metas e planejamentos acerca da validação do plano intermunicipal.

“O plano é importante porque vai apontar os direcionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Além disso, torna-se fundamental para iniciar o planejamento entre estado e município no encerramento das atividades dos lixões e construção dos aterros sanitários como determina a legislação. É uma oportunidade para a sociedade contribuir para que a gestão dos resíduos sólidos seja realizada da maneira mais eficiente e participativa”, explica Elaine Melo.

A elaboração do plano percorreu diversas etapas com mobilização social para diagnosticar a situação dos resíduos sólidos nas regiões Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Metropolitana, Zona da Mata e Litoral Norte e Sul.

Ao superar o procedimento de debates junto às comunidades, o próximo passo a ser constituído será a aprovação final do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Todas as discussões envolvem os representantes dos municípios reunidos pelos consórcios Crerssal, CIGRES, Conagreste, CONISUL, Conorte, Corszam e o Consórcio Regional Metropolitano de Resíduos Sólidos de Alagoas.

Secretários municipais, vereadores e técnicos do município de Campo Alegre participaram dos debates promovidos no evento.


Nenhum comentário: