segunda-feira, 14 de março de 2016

Secretaria de Saúde inicia mais uma campanha de vacinação antirrábica no município de Campo Alegre

A Prefeitura de Campo Alegre iniciou nesta segunda-feira 14 de março, a primeira etapa de 2016 da campanha de vacinação antirrábica 2016. Todos os cães e gatos devem ser vacinados, com exceção daqueles que estejam doentes. Para receber a vacina, a idade mínima é de três meses. Nesses casos, o proprietário deve levar o animal para receber o reforço após um mês.

Para garantir a segurança dos animais e das equipes de vacinação, os proprietários devem deixar os cães com guia e coleira e, em caso de cão bravo, com focinheira. Já os gatos, devem estar em caixas específicas, que evitem fuga. 

A equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre está indo de casa em casa vacinando todos os animais da zona urbana e rural por toda essa semana. A vacina antirrábica é gratuita e protege o animal contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas e para outros animais.

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada, ainda merece alerta.

Portanto vacinar seu animal é de suma importância para prevenir contra a raiva.


Nenhum comentário: