segunda-feira, 14 de março de 2016

Experiências exitosas de Campo Alegre em destaque no Encontro Alagoano de Coordenadores de Saúde Bucal‏

Nesta segunda-feira 14 de março, foi realizado no auditório da FAT - Faculdade de Tecnologia de Alagoas, o Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Estado de Alagoas. O encontro estadual foi uma oportunidade de apresentar as experiências exitosas que servem de modelo para os demais municípios.

A equipe de Saúde Bucal do Município de Campo Alegre esteve presente e foi um dos municípios convidados a apresentar os seus trabalhos de Experiências Exitosas na Estratégia Saúde da Família.

O município de Campo Alegre apresentou as experiências exitosas através do cirurgião-dentista Franklin Regazzone, por meio do Programa Melhor em Casa, os pacientes que não podem ir até a unidade de saúde recebem atendimento domiciliar, através de um consultório móvel.

Também em Campo Alegre, o cirurgião-dentista André Ricardo Bezerra enaltece o projeto do atendimento à gestante, que não havia nenhum registro. Em um ano da iniciativa, 71 gestantes foram atendidas; e, em 2016, já foram contabilizados 28 atendimentos até a última sexta-feira (11).

O evento contou com a presença do novo Coordenador Nacional de Saúde Bucal o Dr. Ademir Fratic Bacic, onde na oportunidade a Secretária Tamiris Santos aproveitou para cobrar as habilitações e custeios de 03 Equipes de Saúde da Família e do Centro de Especialidades Odontológicas, que atualmente encontram-se em total funcionalidade custeada com recursos próprios do município, também estiveram presentes, técnicos da Área de Saúde Bucal do Estado, bem como coordenadores de vários municípios.

O coordenador nacional de Saúde Bucal informou que a proposta do Encontro Estadual é conhecer e também “compartilhar as experiências exitosas para multiplicá-las entre os municípios em âmbito nacional”. Fratric abordou sobre a Política Nacional e os programas, como o Brasil Sorridente, além das perspectivas e os novos cenários de atuação.

Foi ofertado também atualização em Biossegurança para as Auxiliares de Saúde Bucal do Município.


Nenhum comentário: