terça-feira, 1 de março de 2016

Fim do período de moagem das usinas de cana-de-açúcar representa desemprego em Alagoas

A Usina Porto Rico em Campo Alegre encerrou moagem 2015/2016 nesta terça-feira

Foram 1.208.000 toneladas de cana-de-açúcar colhidas e feita a produção de cana de açúcar em aproximadamente 06 meses de atividades. A Usina Porto Rico, principal fonte de emprego no município de Campo Alegre, encerrou a moagem da safra 2015/2016 nesta terça-feira, 01 de Março.

A Industrial Porto Rico S/A, foi fundada pelo empresário Olival Tenório Costa em 1973, e fica situada na Fazenda São José no município de Campo Alegre.

A maioria dos empregos oferecidos pelas usinas são temporários, para o serviço do corte da cana-de-açúcar entre outros serviços do período da colheita da cana. Com o fim da moagem muitos trabalhadores viajam para outros estados em busca de empregos também no setor sucroalcooleiro em Usinas do Sul do país.

Essa é uma realidade não apenas do município de Campo Alegre, mas também dos demais municípios alagoanos onde a principal fonte de geração de emprego está ligada ao cultivo da cana-de-açúcar. Nos próximos meses os gráficos do desemprego mostrará Alagoas em desaceleração quanto ao número de empregos. Já no início de setembro o estado volta a figurar entre os que mais geraram empregos com carteiras fichadas no país, em um fenômeno que acontece todos os anos.

Nenhum comentário: